Buscar

definição de tuberculo

💡 2 Respostas

User badge image

Evandro Medeiros

Em botânica, tubérculo se refere ao caule arredondado que algumas plantas verdes desenvolvem abaixo da superfície do solo como órgãos de reserva de energia. O exemplo mais conhecido é a batata-inglesa. São usados ​​pelas plantas para sobreviver ao inverno ou meses mais secos, fornecendo energia e nutrientes durante a próxima estação de crescimento. Além disso servem como um meio de reprodução assexuada. Possui pequenas folhas escamosas e gemas minúsculas conhecidas como "olhos". Esses "olhos" brotam, dando origem a novas plantas, que retiram seu alimento do tubérculo, até que as próprias raízes e folhas se formem.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão, devemos ter conhecimento sobre as partes que compõem um vegetal. O tubérculo é uma das partes das plantas.


Mais especificamente, tubérculo é o caule de alguns vegetais que se desenvolvem abaixo do solo. Basicamente, a função desses tubérculos nesses vegetais é a reserva de energia, geralmente na forma de amido.


As plantas os utilizam em meses de intempéries como estações secas ou muito frias. Outra função é a de reprodução assexuada, muito comum no Reino Vegetal. Esses tubérculos possuem gemas que brotam espontâneamente e formam  novas plantas que se nutrem desse tubérculo até a formação das suas partes : folhas e raízes.


Portanto, tubérculo é o caule de alguns vegetais que se desenvolvem abaixo do solo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais