Buscar

diferençã entre SNPa e SNPs

💡 2 Respostas

User badge image

André Victor

SNPa regula respostas involuntárias dos músculos lisos e tecido glandular.
2 tipo: SN SIMPÁTICO, é preparado para luta ou fuga (possuem receptores adrenérgicos); SN parassimpático, é preparado para repouso e digestão (receptores colinérgicos).

SNPs composto por neurônios sensoriais e motores que estão submetidos ao controle consciente para gerar ações motoras voluntárias, resultantes da contração de um músculo esquelético.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

SNPa e SNPs referem-se, respectivamente, ao Sistema Nervoso Periférico Parassimpático e Sistema Nervoso Periférico Simpático.


Vamos então primeiro entender o Sistema Nervoso Periférico . Este é constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo humano. Ele é dividido SNP VOLUNTÁRIO e SNP AUTÔNOMO. Este último, por sua vez, é  dividido em simpático e parassimpático.


Esses ramos simpático e parassimpático possui várias diferenças: 

1) Os gânglios da via simpática localizam-se ao lado da medula espinhal, distantes do órgão efetuador enquanto os gânglios das vias parassimpáticas estão longe do sistema nervoso central e muito mais próximos ou mesmo dentro do órgão efetuador.

2) As fibras nervosas simpáticas e parassimpáticas inervam os mesmos órgãos, mas trabalham em oposição. Enquanto um dos ramos estimula determinado órgão, o outro o inibe. Ou seja, eles possuem ação antagônica e é por conta dela que á o funcionamento equilibrado dos órgãos internos.

3) O SNPA simpático estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Já o SNPA parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como a redução do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea, entre outras.

Fonte:https://www.todamateria.com.br/sistema-nervoso-periferico/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais