Buscar

Como Fazer uma Redação nota 1000?

💡 1 Resposta

User badge image

Bruna Dantas

1. Tenha cuidado com o tamanho da letra

A caligrafia é o primeiro contato que o avaliador tem com a sua redação. Caligrafias pequenas permitem escrever mais palavras e dão mais espaço para argumentar. Letras maiores não deixam você desenvolver a redação dentro do limite de 30 linhas.

Olhe o exemplo na imagem abaixo. Com letras grandes, deu para escrever quatro palavras em uma linha. Reduzindo a caligrafia, cabem oito palavras. Quem escreve com letra inclinada perde ainda mais espaço nas linhas.

Se a sua letra não é legível, faça exercícios de caligrafia. Ah, também existem práticas específicas para melhorar a caligrafia inclinada.

2. Escreva 4 a 5 parágrafos com 4 a 5 linhas cada

Lembre que o limite para para escrever a redação são 30 linhas. Você deve escrever 4 a 5 parágrafos que tenham tamanho parecido entre si. Assim, um texto com 5 parágrafos contendo 5 linhas cada vai ter 25 linhas ao todo. Se houver título, terá praticamente o limite de 30 linhas.

Se não conseguir concluir as ideias, faça um quinto parágrafo, mas planeje-se para não precisar dele. Utilize um limite mental de 4 linhas por parágrafo, para não fazer um texto muito extenso e ficar sem espaço.

3. Não escreva na 1ª pessoa do plural (Ex: “somos ensinados a…”)

A dissertação é um texto impessoal, então não escreva na 1ª pessoa do singular (ex: “sou ensinado a…”). Esta é uma das primeiras coisas que ouvimos sobre dissertações.

Usar a 1ª pessoa do plural não é fugir totalmente do gênero dissertativo-argumentativo, mas faz você perder pontos.

Faça uma revisão da conjugação dos verbos quando terminar de escrever. Em vez de optar pelo uso da primeira pessoa do plural, experimente substantivos como:

  • pessoas
  • sujeitos
  • cidadãos
  • indivíduos
  • seres humanos
  • brasileiros
  • crianças, adultos e idosos

Colocando em prática:
Leia a seguinte oração e reescreva-a utilizando a 3ª pessoa do singular:
“Somos ensinados a ler e a escrever quando crianças”.

Além de substituir a 1ª pessoa do plural pela 3ª do singular, pratique o uso do particípio e da indeterminação do sujeito.

Importante: Fique atento para não se envolver pessoalmente com o tema, principalmente quando escolher argumentar um posicionamento com o qual você concorda na vida real.

4. Fique por dentro das atualidades

Conhecer as principais notícias e temas em debate no Brasil é útil para selecionar fatos, opiniões e definir o posicionamento do texto.

Esse conhecimento também tem utilidade na hora de escrever a proposta de intervenção. Quanto mais detalhada e sugestão de solução para o problema abordado, melhor. (Desde que você considere o pequeno limite de linhas.)

5. Conheça e respeite os direitos humanos

Desrespeitar os direitos humanos anula a sua redação. Mas você já leu sobre eles e sabe quais são? Mais do que o respeito, talvez você tenha a oportunidade de citar os direitos humanos na argumentação.

Tais direitos são universais, ou seja, precisam ser assegurados para todas as pessoas. De maneira resumida, eles garantem condições de dignidade para com relação à vida, à política, à economia, à sociedade e à cultura de todas as pessoas.

Declaração Universal dos Direitos Humanos  não é uma lei, porém é um documento que garante a proteção dos direitos e tem grande influência em constituições e tratados mundiais.

6. Utilize porcentagens nos gráficos dos textos de apoio

Frequentemente os textos de apoio à redação são gráficos ou tabelas. Escolha dados relevantes e encontre relações entre eles. Houve aumento ou diminuição naquele período de tempo? A diferença foi de quantos pontos percentuais?

Assim você demonstra que tem habilidade com a interpretação de textos e com a leitura de gráficos e tabelas. Não desanime se você tiver dificuldades para interpretar os números

7. Escreva uma proposta de intervenção completa

A proposta de intervenção recebe 200 pontos (a nota máxima) quando é bem detalhada, relacionada ao tema e à argumentação da redação.

Para isso, você deve apresentar uma solução prática, que não seja muito vaga. E também factível, ou seja, que considere o contexto econômico, social e cultural da atualidade.

Indique um órgão público para colocar a solução em prática. Ele pertenceria ao poder executivo, legislativo ou judiciário? À esfera federal, estadual ou municipal? Proponha também quais atividades seriam desenvolvidas, onde e como.

8. Utilize conectivos diferentes

Conjunções e preposições conectam as partes do texto e dão coesão a eles. O uso errado de conectivos pode gerar falta de coerência. Isso reduz a nota no terceiro critério de correção, que analisa a organização das ideias em defesa de um ponto de vista. E também na quarta competência, que avalia o conhecimento dos mecanismos linguísticos para a argumentação.

Depois de entender a função dos conectivos e quanto utilizá-los, memorize alguns. Faça um esforço para não repetir o conectivo, utilizando sinônimos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais