Buscar

como calcular juros composto

💡 2 Respostas

User badge image

Abel Almiron

Calculando os juros compostos anuais

  1. Imagem intitulada Calculate Compound Interest Step 1

    1

    Defina a composição anual. A taxa de juros definida no investimento ou contrato é anual. Se o seu empréstimo do carro, por exemplo, tem juros de {\displaystyle 6\%}

     ao ano, você paga essa porcentagem anualmente. A composição única ao fim de cada ano é a mais fácil para se calcular os juros compostos.[2]
    • Uma dívida pode ter juros compostos em período anual, mensal ou mesmo diário.
    • Quanto maior a frequência da composição, mais rapidamente você acumula juros.
    • Você pode observar os juros compostos da perspectiva do devedor. A composição frequente significa que os ganhos em juros por parte do investidor aumentarão mais rapidamente. Isso também quer dizer que o devedor passará a dever cada vez mais juros enquanto a dívida existir.
    • Por exemplo, uma conta poupança pode ter juros compostos anualmente, enquanto um empréstimo consignado pode ter composição mensal ou mesmo semanal.
  • Imagem intitulada Calculate Compound Interest Step 2

    2

    Calcule a composição dos juros anualmente para o ano um. Considere que você possui um título de {\displaystyle {\text{R}}\$\ 1.000}

     com rendimento de {\displaystyle 6\%} ao ano. Alguns títulos podem render anualmente, podendo variar de acordo com a taxa de juros e o valor presente.[3]
    • Os juros pagos no primeiro ano serão iguais a {\displaystyle {\text{R}}\$\ 60} ({\displaystyle {\text{R}}\$\ 1.000\times 6\%={\text{R}}\$\ 60}).
    • Para calcular os juros no ano dois, é necessário acrescentar a quantia principal original aos juros ganhos até a data. Nesse caso, a quantia principal para o segundo ano equivalerá a {\displaystyle {\text{R}}\$\ 1.000+{\text{R}}\$\ 60={\text{R}}\$\ 1.060}. O valor do título, agora, será igual a {\displaystyle {\text{R}}\$\ 1.060} e o pagamento de juros será calculado a partir desse número.
  • Imagem intitulada Calculate Compound Interest Step 3

    3

    Calcule a composição dos juros para os anos seguintes. Para observar o impacto maior dos juros compostos, calcule-os nos próximos anos. À medida em que você avança de um ano para outro, a quantia principal continua a crescer.[4]
    • Multiplique a quantia principal do segundo ano pela taxa de juros do título: {\displaystyle {\text{R}}\$\ 1.060\times 6\%={\text{R}}\$\ 63,60}. Os juros ganhos estão {\displaystyle {\text{R}}\$\ 3,60} mais altos ({\displaystyle {\text{R}}\$\ 63,60-{\text{R}}\$\ 60,00}). Isso acontece porque a quantia principal aumentou de {\displaystyle {\text{R}}\$\ 1.000} para {\displaystyle {\text{R}}\$\ 1.060}.
    • No ano três, a quantia principal será igual a {\displaystyle {\text{R}}\$\ 1.060+{\text{R}}\$\ 63,60={\text{R}}\$\ 1.123,60}. Os juros ganhos no terceiro ano equivalerão a {\displaystyle {\text{R}}\$\ 67,42}. Essa quantia, por sua vez, será somada ao valor principal para o quarto ano.
    • Quanto mais uma dívida vigora (enquanto não estiver totalmente paga), maior será o impacto dos juros compostos sobre ela.
    • Sem a composição, os juros do segundo ano seriam apenas ({\displaystyle {\text{R}}\$\ 1.000\times 6\%={\text{R}}\$\ 60}). Na verdade, os juros de todos os anos seriam iguais a {\displaystyle {\text{R}}\$\ 60} se não fossem compostos. Nesse caso, são chamados de juros simples.
  • Imagem intitulada Calculate Compound Interest Step 4

    4

    Crie uma planilha no Excel para calcular os juros compostos. Pode ser bastante útil visualizar essa ferramenta através da criação de uma planilha simples no Excel que exiba o crescimento do investimento. Comece abrindo um documento e dando à célula superior das colunas {\displaystyle {\text{A}}}

    , {\displaystyle {\text{B}}} e {\displaystyle {\text{C}}}: "{\displaystyle {\text{Ano}}}", "{\displaystyle {\text{Valor}}}" e "{\displaystyle {\text{Juros Obtidos}}}", respectivamente.
    • Insira os anos ({\displaystyle 0-5}) nas células {\displaystyle {\text{A2}}} a {\displaystyle {\text{A7}}}.
    • Insira o valor principal na célula {\displaystyle {\text{B2}}}. Por exemplo, imagine começar com {\displaystyle {\text{R}}\$\ 1.000}. Digite esse número.
    • Na célula {\displaystyle {\text{B3}}}, digite "=B2*1,06" e pressione Enter. Em outras palavras, os seus juros estão sendo compostos a {\displaystyle 6\%} (0,06). Clique no canto inferior direito da célula {\displaystyle {\text{B3}}} e arraste a fórmula até chegar na célula {\displaystyle {\text{B7}}}. Os números serão inseridos automaticamente.
    • Coloque um {\displaystyle 0} na célula {\displaystyle {\text{C2}}}. Na célula {\displaystyle {\text{C3}}}, digite "=B3-B$2" e pressione Enter. Isso mostrará a diferença entre os valores nas células {\displaystyle {\text{B3}}} e {\displaystyle {\text{B2}}}, que representam os juros obtidos. Clique no canto inferior direito da célula {\displaystyle {\text{C3}}} e arraste a fórmula até chegar na célula {\displaystyle {\text{C7}}}. Os valores serão inseridos automaticamente.
    •  
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais