Buscar

Dworkin

como dworkin compreendia o positivismo jurídico?

💡 3 Respostas

User badge image

Caroline Parma

Dowrkin, na verdade, se refere ao pós positivismo, que, por sua vez, representa uma ruptura com o positivismo.

A grosso modo, Dowrkin defendia:

1) Juízes Experientes

2) Juízes que se colocassem no lugar das partes

2
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Em sua obra “O modelo de regras”, Ronald Dworkin faz duras críticas aos fundamentos do positivismo jurídico segundo Hart, como a tese da separabilidade entre direito e moral, a tese das fontes sociais do direito, e o positivismo metodológico. 

Para Ronald Dworkin:

O positivismo (...) é um modelo de e para um sistema de regras, e a sua noção central é a de que um teste fundamental único para o direito nos leva a esquecer importantes papeis dos padrões que não são regras. 

Dworkin acredita que a falha do positivismo jurídico se encontra em não admitir a relevância dos princípios para a prática argumentativa. Segundo ele, o modelo de regras deve abranger também outros tipos de padrões jurídicos distintos da regra em seu sentido estrito, uma vez que os princípios afirmam razões que são capazes de justificar a decisão. Nesse caso, é necessário pesar esses princípios e julgar segundo a intencionalidade, dando lugar a uma avaliação moral, argumentativa, e interpretativa.
 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais