Buscar

O que estimula movimento dos leucócitos e regulam a migração dos leucócitos do sangue para os tecidos?

💡 2 Respostas

User badge image

Analu Xavier

o endotélio local torna-se ativado e os endoteliócitos passam a expressar moléculas de superfície que colaboram para a maior aderência dos leucócitos e eventual migraçãodestes para os tecidos.

Circulação de Leucócitos

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As moléculas quimiotáticas se combinam a receptores específicos na superfície celular. Esta ligação leva a eventos de transdução de sinal no interior dos leucócitos, suscitando a montagem dos elementos contráteis do citoesqueleto, imprescindíveis para o movimento dessas células. Os leucócitos caminham projetando pseudópodes (pés falsos), que se ancoram na matriz extracelular, impulsionando a célula na direção da projeção. Este movimento é direcionado pela alta densidade de interações ligante quimiotático-receptor, situado na parte dianteira do leucócito.


Apesar das causas serem variadas, o mecanismo de ação é sempre o mesmo. O flogógeno (agente inflamatório) age sobre os tecidos induzindo a liberação de mediadores quimícos vasoativos, ou seja, irão atuar na parede do vaso, promovendo a sua vasodilatação e aumento da permeabilidade, com a saída de plasma e de células para o tecido lesionado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais