Buscar

Que tipo de proteína se associa a molécula de DNA e promove a helicoidização ou enovelamento dessa molécula?

Que tipo de proteína se associa a molécula de DNA e promove a helicoidização ou enovelamento dessa molécula?
 
  colágeno
  insulina
  fibrina
  histona
  elastina

💡 17 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O tipo de proteína nesse caso são as histonas. As histonas são uma família de proteínas básicas que se associam ao DNA no núcleo e ajudam a condensá-lo na cromatina, são proteínas alcalinas (pH básico) e suas cargas positivas permitem que se associem ao DNA. Eles são encontrados dentro do núcleo das células eucarióticas. DNA e histonas são empacotados juntos para serem nucleossomo, nucleossomas formam um pacote que é chamado de cromatina, duas cromatinas formam um cromossomo.


As funções primárias das histonas são fitas de DNA compactas e regulagem da cromatina de impacto. Cromatina é uma combinação de DNA e proteína que compõe o conteúdo de um núcleo celular. Sem histonas, o DNA desenrolado nos cromossomos seria muito longo.


Por exemplo, cada célula humana tem cerca de 1,8 metros de DNA, mas nas histonas há cerca de 90 milímetros de cromatina, que, quando duplicados e condensados ​​durante a mitose, resultam em cerca de 120 micrômetros de cromossomos. Como o DNA envolve as histonas, elas também desempenham um papel importante na regulação da cromatina e na regulação da expressão gênica.

3
Dislike0
User badge image

Geovana Oliveira

histona

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais