Buscar

Diferencie ácidos graxos, triglicerídeos, fosfolipídeos e colesterol

💡 2 Respostas

User badge image

Sandryelle Rodrigues

Ácidos graxos São constituídos por uma cadeia carbonada com grupamento carboxílico (polar) em uma das extremidades e um grupamento metil na outra extremidade. Podem sersaturados ou insaturados.

Os triglicerídeos São compostos por três moléculas de ácido graxo, unidas por ligação éster a uma molécula de glicerol. Os ácidos graxos possuem geralmente cadeia carbônica longa insaturada ou saturada, e o grupo carboxila constitui a região polar, enquanto a cadeia carbônica é apolar.

Os fosfolípidos, ou fosfolipídios são lípidos que contêm ácido fosfórico como mono ou diéster. São constituidos por uma molécula de glicerol, duas (ou uma) cadeias de ácidos graxos (uma saturada e uma insaturada), um (ou dois) grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele.

Colesterol É um tipo de lipídeo essencial ao organismo. Cerca de 70% é produzido pelo organismo, e os demais 30% é adquirido pela ingestão de alimentos de origem animal.

•       Funções:

–       Formação de membranas celulares

–       Precursor da vitamina D

–      Precursor de hormônios esteróides

–       Constituinte da bile

O colesterol é formado por um núcleo esteroide em forma de anel com um radical hidroxila, comportando assim como um álcool. Seu sistema de anéis fusionados lhe fornece uma rigides maior do que outros lipídeos de membrana. Pode ser sintetizado pelo fígado, onde sua estrutura deriva do ácido acético, que é um produto final da degradação de ácidos graxos.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ácidos Graxos são componentes estruturais dos fosfolipídios das membranas celulares. Também podem ser encontrados na sua forma livre e ser oxidados em certos tecidos para produzir energia. São constituídos por átomos de carbono ligados que podem formar cadeias curtas ou longas, e eles podem ser saturados ou insaturados.


Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides ou triglicéridos, são as principais gorduras do nosso organismo e compõem a maior parte das gorduras de origem vegetal e animal.


Os fosfolipidios são lipídios compostos por uma molécula de glicerol, por uma cadeia insaturada de ácido graxo e uma cadeia saturada, por um ou dois grupos fosfato e uma molécula polar ligada a ele. 


O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. Nosso corpo usa o colesterol para produzir alguns hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais