Buscar

O que é caso concreto?!

Boa tarde, estou no primeiro período de Administração na Estácio, e o professor pediu para que entregasse até em outubro o caso concreto, o que seria isso?!

💡 3 Respostas

User badge image

JUNIOR ADM E CONTÁBEIS

Depende do assunto. Por exemplo: Controle de Constitucionalidade
No caso concreto seria o controle de constitucionalidade concreto, incidental ou difuso o qual o poder judiciária(difuso, qlq orgao do judiciario pode apreciar) aprecia um caso concreto e incidentalmente afasta a aplicação de determinada lei.
No C.C abstrato ou em tese, o STF, em regra, aprecia a constitucionalidade ou não de uma lei ou ato normativo em face da CF.

Portanto, a diferença fundamental seria: Concreto:análise do caso concreto em discussão, eficácia entre as partes, pq neste caso vc tem uma parte indo a juizo, ´por isso chama-ase de processo subjetivo . Abstrato: análise da LEI em face da CF, eficácia erga omnes, de efeito geral e vinculante ao poderes da amd. pública e do judiciário. É um processo objetivo, não tem partes, e outra fundamental importancia, há legitimados que podem impetrar uma ADI, ADC, ADPF e ADINPO que são as ações do controle em tese, diferente do concreto que qualquer pessoa pode impetrar...

 

O caso concreto é o que está ali realmente ocorrendo. 

Se você passar em um concurso público e vai tomar posse. Este é um caso concreto de obediência ao disposto no Capítulo da Constituição que trata da Administração Pública. 

Se você possui um templo de qualquer culto, este é um caso concreto de imunidade tributária e assim por diante...


Espero ter ajudado, pois não sei muito sobre esse assunto.

1
Dislike1
User badge image

Carla Chagas

Então nesse caso, eu teria que falar sobre as aulas?! rs
(Desculpa pela pergunta ignorante, mas é que realmente estou perdida)

Um exemplo: Ele vem falado muito de Fayol nas aulas de "Fundamentos das Ciências Sociais", aí eu teria que fazer um caso concreto em relação à aula dele?!

0
Dislike0
User badge image

Alcimar Fischer

Olá! Em poucas palavras, vou definir, para você, o que é "Caso Concreto". Caso Concreto, é situações, ocorridas, e você, terá que desenvolver, explicar, falar... sobre aquele fato. Obs.: Caso, peçam para fazer, o sujeito, tanto no singular, como plural, terá que explicar. Isso posto, toda,vez, que for pedido, o mesmo, terá que apresentar. Boa-noite..
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais