Buscar

O que são histonas, porque elas possuem afinidade pelo DNA e quais são as modificações mais comuns que afetam os resíduos de aminoácidos?

💡 2 Respostas

User badge image

Maya

https://www.infoescola.com/genetica/histonas/

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As histonas são uma família de proteínas básicas que se associam ao DNA no núcleo e ajudam a condensá-lo na cromatina. O DNA nuclear não aparece em cadeias lineares livres; é altamente condensada e envolvida em torno das histonas para se encaixar dentro do núcleo e participar da formação dos cromossomos. As histonas são proteínas básicas e suas cargas positivas permitem que se associem ao DNA, que é carregado negativamente.


Algumas histonas funcionam como carretéis para que o DNA parecido com um fio se envolva. Sob o microscópio em sua forma estendida, a cromatina se parece com contas em uma corda. As contas são chamadas nucleossomas. Cada nucleossomo é feito de DNA envolvido em oito proteínas histonas que funcionam como um carretel e são chamadas de octâmero de histonas. Cada octâmero de histonas é composto de duas cópias de cada uma das proteínas histonas H2A, H2B, H3 e H4.


A cadeia de nucleossomos é então envolvida em uma espiral de 30 nm chamada de solenóide, onde proteínas H1 de histona adicionais estão associadas a cada nucleossomo para manter a estrutura cromossômica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais