Buscar

oque são celulas da glia?

💡 2 Respostas

User badge image

Letícia Micaela

As células da Glia fazem parte do sistema nervoso central. São células auxiliares que possuem a função de suporte ao funcionamento do SNC. Se dividem em:

* Astrócitos: Conectam os neurônios aos capilares sanguíneos, também influenciam a composição da matriz extracelular

* Micróglia: São células de defesa que existem no sistema nervoso. Possuem capacidade de fagocitose e participam do processo de inflamação

* Oligodentrócitos: Produzem a bainha de mielina no SNC

* Células de Schwann: Produzem a bainha de mielina no SNP

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As células gliais compõem o tecido nervoso junto com os neurônios. As células da glia, também chamadas gliócitos ou neuróglias, podem ser de dois tipos: microglias ou macroglias.​ Além de fornecer nutrientes, proteção e ajudar na sustentação do tecido nervoso, possuem outras importantes funções, como a modulação dos impulsos elétricos.


As células da glia fazem parte do sistema nervoso. São células auxiliares que possuem a função de suporte ao funcionamento do sistema nervoso central (SNC). Estima-se que haja no SNC 10 células glia para cada neurônio, mas devido ao seu reduzido tamanho, elas ocupam a metade do volume do tecido nervoso. Elas diferem em forma e função e são elas: oligodendrócitos, astrócitos, células de Schwann, células ependimárias e micróglia.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais