Buscar

O que significa átomo?

💡 1 Resposta

User badge image

Tulio Santos

O significado de atómo é a menor partícula indivisível que constitui a matéria. Porém, hoje sabemos que o átomo não é indivísivel.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os átomos são as unidades básicas da matéria e a estrutura definidora dos elementos. O termo "átomo" vem da palavra grega para indivisível, porque já foi pensado que os átomos eram as menores coisas no universo e não poderiam ser divididas. Sabemos agora que os átomos são compostos de três partículas: prótons, nêutrons e elétrons - que são compostos de partículas ainda menores, como os quarks.

Os átomos foram criados após o Big Bang 13,7 bilhões de anos atrás. À medida que o novo e denso universo resfriava, as condições tornaram-se adequadas para formar quarks e elétrons. Quarks se juntaram para formar prótons e nêutrons, e essas partículas se combinaram em núcleos. Tudo isso aconteceu nos primeiros minutos da existência do universo.

Os prótons e nêutrons são mais pesados ​​que os elétrons e residem no núcleo no centro do átomo. Os elétrons são extremamente leves e existem em uma nuvem que orbita o núcleo. A nuvem de elétrons tem um raio 10.000 vezes maior que o núcleo. Prótons e nêutrons têm aproximadamente a mesma massa. No entanto, um próton pesa mais de 1.800 elétrons. Os átomos sempre têm um número igual de prótons e elétrons, e o número de prótons e nêutrons é geralmente o mesmo também. Adicionando um próton a um átomo faz um novo elemento, enquanto a adição de um nêutron faz um isótopo, ou versão mais pesada, desse átomo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais