Buscar

Por que o gerador está em curto circuito?

Em um exercício da UFGRS, o enunciado: 'Um gerador possui força eletromotriz igual a 10V. Quando os terminais do gerador estão conectados por um condutor com resistência desprezível, a intensidade da corrente elétrica no resistor é 2A.' Na resolução que eu adquiri do Anglo, eles afirmam que o gerador está em curto circuito. Mas como posso afirmar isso baseando-me no enunciado?

💡 1 Resposta

User badge image

Ruhan Conceição

Achei sua pergunta na questão 32 deste PDF: http://emancipa-rs.com.br/wp-content/uploads/2014/06/Eletrodinamica-F%C3%ADsica.pdf

 

A afirmação de que a corrente elétrica será 2A ao se colocar os terminais em curtos não é dedútivel; é uma premissa dada do problema. Bom, já que chegamos até aqui, vamos terminar de resolver a questão :)

 

Bom, analisando a pergunta apresentada no PDF, vemos que há três afirmações que eles perguntam quais são verdadeiras e quais são falsas. Primeiramente, a afirmação I diz que :

 

"I - Quando uma lâmpada for ligada aos terminais do gerador, a intensidade da corrente elétrica será 2A.", é uma afirmação falsa, pois acrescentar uma lâmpada fará a corrente elétrica reduzir dos 2A que ela já possui ao estar em curto-circuito.

 

II - A resistência interna do gerador é 5Ω.

Bom, lembrando-se da fóruma V=R.i, temos que a força eletromotriz é 10V e que a corrente que passa pelos terminais quando a única resistência existente é a resistência interna da fonte, chegaremos a expressão: 10=R.2 --> R = 5ohms. Logo, afirmação correta.

 

III - Se os terminais do gerador forem ligados por uma resistência elétrica de 2Ω, a diferença de potencial elétrico entre eles será menor do
que 10V. 

Esta afirmação está claramente correta. Pois, imagine que haverá uma divisão de tensão entre a resistência interna da fonte com a resistência ligada nos terminais da fonte. Para ser mais exato, a tensão sobre os terminais da fonte seria apenas 2,85V.

 

Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais