Buscar

Qual a diferença entre culpa e dolo?

💡 2 Respostas

User badge image

Victor Ayres

Dolo é a conduta voluntária e intencional de alguém que, praticando ou deixando de praticar uma ação, objetiva um resultado ilícito ou causar dano a outrem.

Já a culpa é a conduta voluntária, porém descuidada de um agente, que causa um dano involuntário, previsível ou previsto, a outrem.

Ricardo chuta uma bola com a intenção de quebrar um vidro, que despedaça-se quando a bola o atinge. Diego quer chutar a bola para Marcos, mas por descuido, acerta o vidro e o quebra. Nestas situações, Ricardo agiu dolosamente e Diego praticou uma conduta culposa.

Não esqueça de curtir a resposta se te ajudou! bons estudos! ;)

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Segundo a teoria da vontade e também a teoria do assentimento o dolo acontece quando o agente que produzir o resultado ou assume o risco de causar o dano. Já a culpa acontece quando o agente deixa de lado o seu dever objetivo de cuidado e causa um ato danoso não querido nem assumido pelo indivíduo. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais