Buscar

Por que para Hugo Grócio o direito seria o ditame da razão?

💡 2 Respostas

User badge image

Brenda Oliveira

Hugo Grócio nasceu no ano de 1583 na Holanda, é considerado o fundador e pai do Direito Internacional Público. Sua maior contribuição para aFilosofia do Direito foi a obra De iure belli ac pacis (Das leis de guerra e paz, 1625), na qual ele nos traz um conceito de Direito Natural que está separado de Deus, havendo assim uma separação entreDireito e Teologia. Dessa forma, o direito deixa de possuir raízes na vontade divina e passa a ser oriundo da própria razão humana. Ele inova a filosofia do direito desconstruindo o pensamento dosteóricos do direito da Idade Média, trazendo para nós um direito que é fruto da criação humana e não de Deus, cujo objetivo é a melhor convivência das pessoas em sociedade.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Grócio definiu o direito natural como um ditame da verdadeira razão. Para ele, o direito se funda na moral e, esta, por sua vez, é acessível à razão.

Bobbio, tratando sobre os estudos de Grócio, explica que “o direito natural é um ditame da justa razão destinado a mostrar que um ato é moralmente torpe ou moralmente necessário segundo seja ou não conforme à própria natureza racional do homem, e a mostrar que tal ato é, em conseqüência disto vetado ou comandado por Deus, enquanto autor da natureza. (...) Os atos relativamente aos quais existe um tal ditame da justa razão são obrigatórios ou ilícitos por si mesmos.”

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais