Buscar

Diferença entre comunidade e sociedade

💡 3 Respostas

User badge image

Luciana Gomes da Silva

comunidade seria composta de relações de consanguinidade (família), de coabitação territorial (vizinhos) e afinidade espiritual (amigos). Se caracteriza pela vida social em conjunto, intimidade, laço entre as pessoas, são relações que tem valor por si mesmas, não dependem de algo externo a elas, são únicas. Trata-se de relações duráveis, que persistem ao longo do tempo.

As relações na sociedade se dão de modo racional, pela diferença entre meios e fins, motivada por interesses exteriores e ao contrário das da comunidade são de domínio público. Estas relações são mutáveis já que submetida aos interesses individuais, portanto não durável.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Apesar de terem, no geral, uma mesma conceituação e mesma concepção em relação ao uso de termos, comunidade e sociedade não são sinônimos invariáveis e, assim, apresentam algumas diferenças que podem parecer sutis, mas que existem.

De modo geral, a grande diferença é a amplitude e especificidade do termo, por exemplo, quando falamos de sociedade estamos nos referindo a um conjunto de pessoas que possuem uma mesma cultura e estão dentro de um território delimitado, mas que pode ser bastante diversa. Entretanto, a comunidade diz respeito a um grupo de pessoa muito mais unido e que possuem muito mais aspectos para compartilhar, como religião, tradição, territórios menores e, por isso, o tipo de vínculo colocado em uma comunidade é muito mais forte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais