Buscar

Qual a principal diferença entre convecção, condução e radiação térmica?

💡 1 Resposta

User badge image

Breno D C Alves

Condução o modo de transferência de calor ocorre em um meio quiescente, necessariamente material. Convecção ocorre em meio material, para que haja a convecção é necessario ocorre a condução e transporte de massa. A radiação térmica é a energia emitida pela matéria que está a uma temperatura finita, a radiação pode ser emitida por qualquer material, mas se propaga melhor na ausência de matéria.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A transferência de calor de um corpo para outro pode ocorrer por meio de três formas: radiação, condução e convecção.
 

A radiação térmica, é uma forma de transferência de calor que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas. Como essas ondas podem propagar-se no vácuo, não é necessário que haja contato entre os corpos para haver transferência de calor. 

Diferentemente da condução, onde é necessário que haja contato entre dois corpos. A a energia da condução do calor propaga-se em virtude da agitação molecular.

A convecção é a forma de transferência de calor comum para os gases e líquidos. A transmissão do calor acontece por meio das correntes de convecção circulares que se formam por conta da diferente de densidade entre os fluidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais