Buscar

descreva o processo de despolarização na membrana neural?????

Fisiologia humana

💡 4 Respostas

User badge image

Raíssa Coelho

Sabe-se que o interior da célula tem carga negativa e o exterior, positiva, pelo fato de que a célula em repouso apresenta grande permeabilidade a íons K+, e praticamente nenhuma permeabilidade a íons Na+ (para cada 2 K+ que entram na célula, 3 Na+ saem). Com o neurônio não é diferente. Porém, na presença de um estímulo qualquer, há uma espécie de desconfiguração dessa situação (geração do impulso nervoso): em uma determinada região da membrana plasmática, Na+ começa a entrar na célula, deixando o interior celular com carga positiva, e para tentar reequilibrar, a célula manda K+ para o exterior, que ainda assim, assume uma carga negativa. Esta é a despolarização da membrana. Quando esse eletrofluxo está muito grande, as ATPases entram em ação, mandando Na+ para fora da célula e K+ para dentro, restabelecendo o equilíbrio elétrico (repolarização da membrana). Esta ocorrência se dá em milésimos de segundos, e logo após, a repolarização desta parte da membrana automaticamente faz com que a porção de membrana seguinte se despolarize, levando adiante este evento. Esta é a propagação do impulso nervoso.

10
Dislike0
User badge image

Yhêda Brandão

Rsumindo o que a colega citou acima, para melhor presumir em resumo, o  que está negativo passa a ficar positivo e o verso também acontece simultaneamente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais