Buscar

Quais são as propriedades do Musculo Cardiaco ?

💡 2 Respostas

User badge image

Bianca Tavares

I. Automatismo: por automatismo, denominamos a propriedade que o coração possui de gerar seus próprios batimentos. Isto é apoiado pelo fato de, em vários animais, ele continuar batendo mesmo depois de removido do corpo. O coração isolado de uma rã ou de uma tartaruga, por exemplo, pode bater várias horas se colocado em uma solução fisiológica, comprovando que o estímulo da contração do miocárdio é de origem miogênica (origem muscular). Os impulsos (atividades elétricas) são gerados numa pequena massa de tecido muscular especializada, denominada nodo sinusal, ou nodo sinoatrial, ou nodo de Keith-Flack, ou ainda seio nodal, situada na parede lateral superior do átrio direito, imediatamente abaixo e quase ao lado do orifício da veia cava superior.
II. Condutibilidade: o estímulo gerado no marcapasso é conduzido, de modo semelhante a um impulso nervoso, até outro nodo, denominado atrioventricular(nodo A-V), ou nodo de Aschoff-Tawara, situado entre o átrio direito e o ventrículo direito, na parede que divide o coração nas suas duas regiões. A partir desse nodo, originam-se feixes delgados de tecido muscular cardíaco ramificado, feixes de His ou feixes atrioventriculares (feixe A-V) (ver figura acima). Finalmente, a rede (feixe) de Purkinje (micócito condutor cardíaco) distribui o estímulo pelas paredes dos ventrículos. Essa sequência coordena as contrações atriais e ventriculares.
III. Excitabilidade: o coração não só responde a estímulos próprios como também a estímulos de origem não cardíaca. Os nervos, as alterações na concentração de gás carbônico no sangue, a temperatura, o pH, certos hormônios e as alterações nas concentrações de íons como sódio, potássio e cálcio, entre outros fatores, são exemplos de agentes que atuam na regulação do ritmo cardíaco. No que diz respeito ao sistema nervoso, a atividade cardíaca é controlada pelos nervos parassimpáticos(os nervos vagos) e simpáticos, que inervam o coração (figura a seguir). Eles atuam ajustando as frequências cardíacas de acordo com as necessidades orgânicas.
IV. Contratilidade: propriedade que tem o músculo cardíaco de se contrair em decorrência do seu automatismo ou decorrente de estímulos externos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Essas células musculares são menores e ramificadas, intimamente unidas entre si por estruturas especializadas e típicas da musculatura cardíaca: os discos intercalares, que fazem a conexão elétrica entre todas as células do coração. Assim, se uma célula receber um estímulo suficientemente forte, ele é transmitido a todas as outras células e o coração como um todo se contrai.


O músculo estriado cardíaco é responsável por formar a camada muscular do coração, chamada miocárdio. Existem três tipos de músculo cardíaco:

Músculo atrial: contrai de forma semelhante às fibras musculares esqueléticas, embora mais lentamente;
Músculo ventricular: assim como o músculo atrial, contrai de forma semelhante às fibras musculares esqueléticas, de forma mais lenta;
Fibras musculares excitatórias e condutoras: contraem-se muito fracamente, pois apresentam poucas fibras contráteis. No entanto, apresentam ritmicidade e velocidade de conduções que variam, gerando um sistema excitatório para o coração.


No coração são encontrados dois sincícios: o atrial e o ventricular. É dividido desta maneira, pois entre o compartimento atrial e o ventricular existe um tecido fibroso que circunda as aberturas das válvulas atrioventriculares (A-V). O sistema especializado na condução átrio-ventricular é chamado de feixe A-V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais