Buscar

explique o papel de moleculas de adesao e quimiocinas no processo de migraçao celular

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Vasconcelos

Esse "mecanismo" denominado migração leucocitária é considerado didaticamente o segundo passo da resposta inflamatória, em conjunto com as alterações vasculares.

Normalmente, os leucócitos circulam pelo corpo, então é necessário que ocorra os processos de exsudação, seguido de estase e marginalização para que eles possam “estacionar” no local de inflamação ou próximo deste. Os processos são:

- Marginalização: é o acúmulo de leucócitos na parede dos vasos por conta da estase e da velocidade de circulação dos eritrócitos (leucócitos são maiores que eritrócitos).


- Rolamento: essa segunda ação dos leucócitos ocorre porque o endotélio foi ativado por citocinas produzidas localmente, então passou a expressar as moléculas de adesão, que vão ser utilizadas pelos leucócitos para que eles se fixem futuramente ao endotélio.
Nessa fase, a adesão é rápida e transitória, sendo mediada pela família das selectinas. São elas: E-selectina e P-selectina (no endotélio) e L-selectina (no leucócito).
Essas selectinas são hiper-reguladas justamente para evitar que o processo de migração ocorra em demasia. Por isso, macrófagos, que já fagocitaram algum antígeno, secretam IL-1 e TNF para estimular o aparecimento delas no endotélio. Após o aparecimento no endotélio, oligossacarídeos dos leucócitos se ligam às selectinas P e E até o momento em que as integrinas fiquem ativas, para que passe para a próxima etapa.


- Aderência ao endotélio: a partir do momento em que o leucócito percebe a mudança do endotélio, as integrinas passam a ficar ativas para proporcionar a efetiva adesão.
Normalmente as integrinas estão em baixa afinidade, no entanto, as quimiocinas que são secretadas por células locais do processo de inflamação (principalmente macrófagos) e expostas pelos proteoglicanos na superfície do endotélio.
Após o encontro com as quimiocinas, os leucócitos são ativados para aumentar a afinidade das integrinas, promovendo assim a preparação para ligar nos receptores ICAM-1 (ligante de integrina), que é ativado também pelas citocinas IL-1 e TNF.

 

- Transmigração entre as células endoteliais: após a aderência total, leucócitos "espremem-se" por entre as células endoteliais com auxílio da PECAM-1 (expressa em leucócitos e endotélio, medeia o processo de diapedese) e secretando colagenases afim de atravessar o endotélio.


- Migração em direção à quimiocina: após a passagem ocorre a quimiotaxia, que é quando o leucócito migra em direção à quimiocina secretada por células do processo inflamatório.

 

Ilustrando o processo (livro de patologia de Robbins & Cotran):

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A migração celular desempenha um papel importante em uma ampla variedade de fenômenos biológicos. Em embriogênese, as migrações celulares são importantes em processos morfogênicos que vão desde a gastrulação para o desenvolvimento do sistema nervoso. As células utilizam o processo de migração no organismo adulto tanto na sua fisiologia normal, bem como aquanto em situações patológicas. Na resposta inflamatória, por exemplo, os leucócitos migram para áreas de injúria, onde realizam funções fagocíticas.


Nos animais em geral, a migração celular ocorre pelo deslizamento das células sobre algum substrato, exceção feita para os espermatozoides, que se movimentam pelo batimento de um flagelo. Tal movimento de deslizamento conta com o dinamismo dos elementos do citoesqueleto para ser levado a cabo.


A célula basicamente coordena a polimerização/despolimerização de filamentos proteicos de seu citoesqueleto de maneira ordenada, de modo a promover deformações em sua membrana que a impulsionam pelo substrato permitindo a sua migração. Apesar da grande complexidade de processos envolvidos na migração de uma célula, podemos reconhecer três etapas gerais nas quais se divide o deslocamento celular sobre um substrato: etapa de protrusão, onde a célula “estica” uma porção de sua membrana plasmática no sentido em que pretende se movimentar; etapa de ligação, na qual a célula conecta a porção projetada de sua membrana a um ponto no substrato; e etapa de tração, na qual a célula “puxa” a si própria em direção ao ponto onde ela ancorou a sua projeção no substrato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais