Buscar

AMILASE SALIVAR

A absorção dos carboidratos ingeridos por J.F. é prejudicada devido a alguma
alteração do processo de digestão na boca, supondo, por exemplo,
mudanças de pH e de composição da saliva? Justifique

💡 1 Resposta

User badge image

Ane Caroline

Considerando que maior parte da digestão dos carboidratos ocorrem no duodeno por ação da amilase pancreática, é possível haver uma digestão e absorção adequada dos carboidratos, mesmo que ela não se inicie na boca devido mudanças do pH e composição salivar.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A saliva é um líquido neutro ou ligeiramente alcalino, que contém água, muco e enzimas (amilase salivar ou ptialina). As glândulas submandibulares e sublinguais segregam uma saliva mais grossa que contém a enzima mucina. A outra enzima da saliva é a ptialina, que digere parcialmente os amidos e converte-os em maltose (um tipo de açúcar). A produção de saliva é contínua, sendo incrementada por estímulos provenientes das áreas do sistema nervoso central associadas ao apetite, nomeadamente, em resposta a estímulos do sistema nervoso parassimpático. O pH da saliva é muito importante na limpeza de microorganismos patogenicos. Ela é responsável por diminuir a acidez bucal, o que evita a proliferação de micro-organismos patogênicos que necessitam de um pH específico para viver. Assim, a saliva impede a desmineralização das estruturas dentárias, que pode levar ao aparecimento de cáries.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais