Buscar

explique porque a URSS tinha interesse na implantação do socialismo nos países da Europa oriental ?

💡 2 Respostas

User badge image

Aluno para aprender

Ela queria influir na geopolítica da Europa, e sem essa padronização do sistema não teria força política para tal feito

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O socialismo é um sistema político e econômico baseado na igualdade.

Por isso, ele propõe a distribuição igualitária de renda, extinção da propriedade privada, socialização dos meios de produção, economia planificada e, além disso, a tomada do poder por parte do proletariado.

O socialismo visa uma sociedade sem classes, onde bens e propriedades passam a ser de todos. O objetivo é acabar com as grandes diferenças econômicas entre os indivíduos, ou seja, a divisão entre pobres e ricos.


O socialismo surgiu no século XVIII como forma de repensar o sistema vigente, neste caso, o capitalismo. O primeiro estudioso a utilizar o termo socialismo foi Henri de Saint Simon (1760-1825), filósofo e economista francês.

Ele propôs a criação de um novo regime político-econômico, no qual os homens repartissem os mesmos interesses e recebessem adequadamente pelo seu trabalho. Tudo isso, pautado no progresso industrial e científico.


A Rússia foi o primeiro país a implantar o regime político Socialista a partir de 1917, na Revolução Russa, criando a URSS ou União Soviética. Durante sua participação na chamada “Guerra Fria” versus os Estados Unidos (Socialismo X Capitalismo), a URSS tentou expandir seu sistema político para que sua ideologia não ficasse “sozinha”. Era importante que houvesse um bloco socialista para que os países desse bloco pudessem se unir e se opor ao regime capitalista, liderado pelos EUA. Além disso, os países da Europa Oriental possuíam uma ótima economia, que poderia favorecer a União Soviética.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais