Buscar

Qual a diferença entre RNA e DNA

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O DNA contém o açúcar desoxirribose, enquanto o RNA contém o açúcar ribose. A única diferença entre a ribose e a desoxirribose é que a ribose possui mais um grupo -OH do que a desoxirribose, que possui o -H ligado ao segundo carbono  no anel.

O DNA é uma molécula de cadeia dupla, enquanto o RNA é uma molécula de cadeia simples.

O DNA é estável sob condições alcalinas, enquanto o RNA não é estável.

DNA e RNA executam diferentes funções em humanos. O DNA é responsável por armazenar e transferir informações genéticas, enquanto o RNA codifica diretamente os aminoácidos e atua como um mensageiro entre o DNA e os ribossomos para produzir proteínas.

O emparelhamento de bases de ADN e ARN é ligeiramente diferente, uma vez que o ADN utiliza as bases adenina, timina, citosina e guanina; O RNA usa adenina, uracila, citosina e guanina. Uracil difere de timina em que ele não tem um grupo metil em seu anel.

 

1
Dislike0
User badge image

Thais Baltazar

O DNA é composto de uma fita dupla hélice de ribonucleuicos  ligados por pontes de hidrogênio  ( ribose + base hidrogenada ( guanina, adenina, citosina ou uracila) , já o RNA é mais simples sendo composto apenas por uma uníca fita de ribonucleicos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais