Buscar

Jusnaturalismo é o que exatamente??

💡 2 Respostas

User badge image

Janyne Nepomceno

É uma teoria que fundamenta o direito no bom senso, na racionalidade. Essa teoria diz que o direito é natural e anterior ao ser humano, devendo seguir sempre o que condiz com os valores da humanidade (vida, dgnidade, liberdade) e ao ideal de justiça. As leis do jusnaturalismo são imutáveis, universais, atemporais e invioláveis pois estão presentes na natureza humana. Está baseado no bom senso e pautado nos princípios da moral, ética, equidade e liberdade. Espero ter ajudado e bons estudos!!
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Massaro, o jusnaturalismo, ou o direito natural, é a corrente de pensamento jurídico-filosófica que pressupõe a existência de uma norma de conduta intersubjetiva universalmente válida e imutável, fundada sobre a peculiar ideia da natureza preexistente em qualquer forma de direito positivo que possa formar o melhor ordenamento possível para regular a sociedade humana, principalmente no que se refere aos conflitos entre os Estados, governos e suas populações.

Segundo o filósofo Nicola Abbagnano, "o direito positivo nunca se adéqua completamente a lei natural, porque o direito positivo contém elementos variáveis e mutáveis em todo o lugar e em todo o tempo, portanto, segundo esta corrente de pensamento, as normas de direito positivo seriam realizações imperfeitas que apenas se aproximariam das normas do direito natural".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

oque é jusnaturalismo?

Introdução ao Direito I

UNINOVE

User badge image

Maria Eduarda Brozinga

Question Icon

Conceito de Jusnaturalismo

Introdução ao Direito I

UNISUZ

User badge image

Josy