Buscar

istema que impede que o navio se choque contra a parede do cais causando danos ao casco

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

No processo de atracação de navios no cais há um sistema que impede que o navio se choque contra a parede do cais causando danos ao casco. Assinale a alternativa correta sobre acerca desse sistema.  

(A) Molhe que é uma construção hidráulica cuja finalidade é proteger o navio contra a violência das ondas que arrebentam no cais.    
(B) Guias-corrente que é um tipo especial de corrente de aço cuja finalidade é manter o navio preso ao cais.  
(C) Armaduras de concreto (Breakwater) como os tetrápodes, dolos e tribar cuja finalidade é proteger o navio enquanto processa o carregamento e descarregamento. 
(D) Defensas que são estruturas fixas ou pneumáticas geralmente feitas de borracha cuja finalidade é amortecer o movimento dos navios durante o período que está acostado. (ALTERNATIVA CORRETA)
(E) Dolfins que são estrutura de madeira presa ao cais cuja finalidade é manter a estabilidade do navio para a realização da estiva.   


As Defensas Cilíndricas são um meio eficaz e econômico de fácil montagem e manutenção para a proteção de navios e de cais de acostagem. Este tipo de defensas foi, historicamente, o primeiro a ser instalado, no início da década de 30.


a) Um molhe é uma obra marítima de engenharia hidráulica que consiste numa estrutura costeira semelhante a um pontão ou estrutura alongada que é introduzida nos mares ou oceanos apoiada no leito submarino pelo peso próprio das pedras ou dos blocos de concretos especiais, emergindo da superfície aquática. É uma longa e estreita estrutura que se estende em direção ao mar. Essa estrutura tem como função assegurar a manutenção de uma barra navegável, projeção das partes laterais das docas ou portos e rios, ao longo do qual os navios podem acostar para carga ou descarga. 

b) Guias Correntes são estruturas destinadas a desviar a corrente de um rio ou de um estuário, de modo que provoque o aprofundamento do canal pelo aumento da força da corrente.

c) Um quebra-mar ou talha-mar é uma estrutura costeira que tem por finalidade principal proteger a costa ou um porto da ação das ondas do mar.

e) Dolfim é uma coluna de concreto fincada no fundo do mar que aflora à sua superfície e serve para atracar (dolfim de atracação) e para amarrar (dolfim de amarração) navios. Em alguns casos dispensam os cais corridos.


Fonte: https://ctborracha.com/?page_id=12566
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgZ0UAH/obras-costeiras-estuarinas?part=2
https://portogente.com.br/portopedia/73989-guias-correntes
https://portogente.com.br/portopedia/74521-quebra-mar
http://antaq.gov.br/Portal/Anuarios/Portuario2009/termos.htm

0
Dislike0
User badge image

Marcelo Izidorio

(D) Defensas que são estruturas fixas ou pneumáticas geralmente feitas de borracha cuja finalidade é amortecer o movimento dos navios durante o período que está acostado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Outros materiais