Buscar

constituicao artigo 5 inciso 2 é uma regra ou um principio?poque?

constituicao artigo 5 inciso 2 é uma regra ou um principio?poque?

💡 8 Respostas

User badge image

Luíz Moura de Macena

Incorre neste inciso um princípio,pois traz consigo a essência da obediência às leis, ditando de forma decisiva que  "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei",como ínfero-assinalado os princípios na semântica são sinônimos de origem, porque deles tudo decorre, de modo comparável a borrifar sobre o ordenamento modos de aplicação,pois , "guiam,fundamentam e limitam".

Princípio é sinônimo de começo; e este foi o primeiro significado utilizado. Entretanto, depois, quando colocados em uso, são utilizados por hábito, mecanicamente, sem agregar idéias, e fazendo com que os princípios não sejam o começo de nada” (La logique ou les premiers développements de l’art de penser, An. III, seconde partie, chap. VI).

5
Dislike0
User badge image

Lucas Rodrigues

É uma norma constitucional que traz consigo o princípio da legalidade. Ou seja, além de regra, há inserido nela um princípio. O princípio da legalidade consiste justamente no que diz o art. 5º, II da CF.

2
Dislike2
User badge image

Fernando Castilho

De acordo com a classificação de José Afonso da Silva, é uma norma de eficácia programática, pois estabelece uma diretriz, um caminho para que se alcance o viés constitucional. Além disso, tal norma age como um princípio expresso, uma vez que limita as arbitrariedades coidianas estabelecendo que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, salvo em virtude de Lei.

Logo, respondendo a sua pergunta, ela é um princípio que, ante a sua tamanha importancia, foi inserido expressamente no rol de direitos fundamentais, transformando-se numa norma de eficácia programatica que, como cediço, tem aplicação cogente.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais