Buscar

Competência

1- "A" ingressou nas dependências da Caixa Econômica Federal, agência de Presidente Prudente, e subtraiu, para si, sorrateiramente a carteira de "B", Juiz Federal, que se encontrava no interior daquela agência efetuando um depósito no Caixa Eletrônico. A seguir, o gerente daquela unidade, ao presenciar o fato, exigiu que "A" lhe entregasse a "res furtiva". No entanto, "A", além de não ter entregue a carteira do magistrado sacou de uma pequena arma que trazia consigo e mediante grave ameaça exercida contra o gerente subtraiu também sua carteira de dinheiro, que continha R$ 500,00. Esclarecer em qual órgão jurisdicional deve ser apresentada eventual denúncia e se ambos os delitos devem ser julgados no mesmo processo, justificando a resposta.

 

2- Um cidadão grego foi vítima de homicídio no interior do navio comercial X de bandeira chinesa, atracado no porto de Santos, cujo delito foi imputado ao marinheiro "B" de nacionalidade russa. Indicar o órgão jurisdicional competente para julgar o aludido crime. 

💡 1 Resposta

User badge image

vanessa santana

1. Competência da Justiça Estadual. A competência da Justiça Federal em caso de crimes se dará nos crimes políticos e as infraçõe penais praticados em detrimento de bens, serviços ou interesse da União, ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas (...). Roubo de cliente no interior da CEF não é entendido como afronta a bens, serviços ou interesse. Para que a vis atrativa fosse exercida, o agente teria que roubar, por exemplo, dinheiro do caixa. 

2. Artigo 5o, § 2o, CP, Brasil. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais