Buscar

Quais as áreas da farmacodinâmica?

💡 2 Respostas

User badge image

user 123

Farmacodinâmica: estuda o efeito do medicamento no organismo, ou seja, sua ação.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Farmacodinâmica é a ciência que estuda e descreve os efeitos terapêuticos de medicamentos e drogas no organismo, assim como seus efeitos colaterais.


Na farmacodinâmica, as substâncias podem divididas de acordo com o seu mecanismo de ação. Desta forma temos:

Fármacos estruturalmente inespecíficos - São aqueles que dependem exclusivamente de suas propriedades físico-químicas para causar o efeito biológico. Ou seja, eles não se ligam a nenhum componente celular para realizar o efeito no organismo.

Um exemplo destes fármacos são os antiácidos estomacais, conhecidos como “sais de frutas”, que atuam diminuindo diretamente a acidez do suco gástrico.

Fármacos estruturalmente específicos - São aqueles que conseguem exercer seu efeito biológico através da interação seletiva com um componente celular, que pode ser uma enzima, um canal iônico ou uma proteína sinalizadora. Este modelo de interação é ilustrado pelo processo que ocorre entre a chave e a fechadura.


Quando um fármaco possui afinidade e atividade intrínseca positiva ele é classificado como um “agonista”, ou seja, agonistas se ligam aos alvos e promovem uma ação celular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais