Buscar

O que significa a expressão " Trânsito em julgado" ?

O que significa a expressão " Trânsito em julgado" ?

💡 24 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Trânsito em julgado é uma expressão usada para uma decisão ou acórdão judicial da qual não se pode mais recorrer, seja porque já passou por todos os recursos possíveis, seja porque o prazo para recorrer terminou ou por acordo homologado por sentença entre as partes.

0
Dislike0
User badge image

Luíz Moura de Macena

De forma sintética, é uma decisão que foi tomada judicialmente (sentença ou acórdão), na qual não seja possível recorrer, caracterizando assim a "coisa julgada" (definitividade da decisão).

11
Dislike0
User badge image

luana

Trânsito em julgado é uma expressão que a gente usa para dizer que uma ação recebeu a sentença do juiz e que não cabe mais recurso.

Ela pode ser fazer coisa julgada formal ou coisa julgada material:

formal: Exemplo: O advogado de Pedrinho é um ganancioso, não dá conta nem de um processozinho, mas no olho grande pega cinquenta.Os processos ficam todos empilhados no canto do escritório, empoeirados e o pior é que ele, o advogado ganancioso, perde todos os prazos processuais que dentro do processo de Pedrinho eram exigidos,o juiz sem saber o que fazer resolve o que dá para resolver dentro do processo e o que não dá ele, em outras palavras diz o seguinte: Pedrinho me esforcei para resolver o máximo de coisas dentro do seu processo, mas há coisas que eu não posso resolver sem a ajuda do seu advogado, mas ele perdeu todas as oportunidades de fazer isso quando perdeu os prazos, então o aconselho a procurar um novo advogado, menos ganancioso, e entrar com uma nova ação, para resolver aquilo que eu não pude resolver por causa de seu advogado que não cumpre prazos.POIS BEM, houve coisa julgada formal, pois o juiz não resolveu tudo o que Pedrinho queria e , se quiser resolver todo o problema, vai ter que entrar com uma nova ação, pois tem esse direito.

Material: o juiz resolveu tudo o que era para ser resolvido dentro do processo e não cabe mais recurso.

REsumindo: TRÂNSITAR EM JULGADO É O JUIZ DAR A SENTENÇA. A SENTENÇA FORMA COISA JULGADA. A COISA JULGADA TEM DE DUAS QUALIDADES: FORMAL EM QUE CABE A PESSOAS O DIREITO DE ENTRAR COM UMA NOVA AÇÃO E A MATERIAL QUE NÃO CABE MAIS NENHUM GRAU DE RECURSO,POIS JÁ FORAM USADOS.

3
Dislike0
User badge image

Yasmin A. Conde Vidal

Decisão já concreta e efetivada, onde não cabe mais recurso. 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais