Buscar

Como calcular o equivalente de uma fração?

💡 2 Respostas

User badge image

PEDRO GUILHERME

  1. Multiplique o numerador e o denominador pelo mesmo número. Duas frações diferentes, mas equivalentes, têm, por definição, numeradores e denominadores que são múltiplos de cada um. Em outras palavras, multiplicar o numerador e o denominador de uma fração pelo mesmo número produzirá uma fração equivalente. Embora os números na nova fração sejam diferentes, as frações terão o mesmo valor.
    • Por exemplo, se tomamos a fração 4/8 e multiplicamos tanto o numerador como o denominador por 2, teremos (4×2)/(8×2) = 8/16. Essas duas frações são equivalentes.
    • (4×2)/(8×2) é, essencialmente, igual a 4/8 × 2/2. Lembre-se que, ao multiplicar duas frações, multiplicamos de modo cruzado, ou seja, numerador com numerador e denominador com denominador.
    • Note que 2/2 é igual a 1, quando a divisão é efetuada. Logo, é fácil perceber por que razão 4/8 e 8/16 são equivalentes, uma vez que multiplicar 4/8 × (2/2) = 4/8. Pode-se dizer o mesmo em 4/8 = 8/16.
    • Qualquer fração tem um número infinito de frações equivalentes. É possível multiplicar o numerador e o denominador por qualquer número inteiro, não importando quão grande ou pequeno, a fim de se obter uma fração equivalente.
  2.  
2
Dislike1
User badge image

RD Resoluções


Dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número. 

a divisão pode ser usada para se descobrir uma nova fração equivalente à fração inicial. Simplesmente divida o numerador e o denominador de uma fração pelo mesmo número para obter uma fração equivalente,mas nesse processo a fração resultante deve ter números inteiros em ambos numerador e denominador, para ser considerada válida.

    Por exemplo,  a fração 4/8. Se, em vez de multiplicarmos, dividimos ambos numerador e denominador por 2, teremos (4÷2)/(8÷2) = 2/4. Ambos 2 e 4 são números inteiros, de modo que essa fração equivalente é válida.

existem outras formas além desta.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais