Buscar

O que é racionamento em microeconomia?

💡 2 Respostas

User badge image

Angela Silva

Racionamento é a distribuição controlada de recursos, e bens e serviços escassos. O racionamento controla o tamanho da ração, a porção dos recursos de uma pessoa sendo distribuidas em um particular dia ou tempo.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O racionamento envolve a distribuição controlada de um bem ou serviço escasso. Um indivíduo pode receber uma certa quantidade de comida por semana, por exemplo, ou as famílias podem regar seus gramados somente em certos dias.

De acordo com a lei de oferta e demanda , quando a oferta disponível de um bem ou serviço cai abaixo da quantidade demandada, o preço de equilíbrio sobe, muitas vezes, para níveis inacessíveis. O racionamento deprime artificialmente o preço, colocando restrições à demanda. O racionamento geralmente resulta em escassez.

A teoria econômica clássica sugere que quando a demanda excede a oferta, os preços sobem e os altos preços, por sua vez, reduzem a demanda e estimulam novos entrantes no mercado, aumentando a oferta e trazendo os preços de volta a níveis razoáveis. Se a realidade fosse tão simples, o racionamento seria contraproducente - porque cria escassez - e desnecessário, já que o mercado agirá para se reestabilizar.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais