Buscar

Descreva os tipos de folículos ovarianos observados no ovário.

💡 2 Respostas

User badge image

Jéssica Xavier

A) Folículo PrimordialEncontre uma célula germinativa pequena, envolta por uma camada de poucas células foliculares aplanadas ou ovaladas. A célula germinativa é o Ovócito Primário em Fase de Crescimento. O ovócito primário iniciou a fase de crescimento ainda na vida intra-uterina, parando antes do nascimento em Prófase I, no diplóteno.

B) Folículo Primário: É quando a célula germinativa estiver envolta por uma camada mais numerosa de células foliculares cúbicas de núcleo arredondado. Este folículo começa a surgir após a puberdade, por ação dos hormônios, quando se inicia o ciclo sexual.

C) Folículo em crescimento: É o Ovócito Primário envolto por duas ou mais camadas de células foliculares. Estas camadas de células foliculares constituem a Granulosa. Entre a granulosa e o ovócito, surge a Zona Pelúcida, uma camada de glicoproteínas secretadas pelas células foliculares. Esta camada se apresenta com uma coloração avermelhada e quanto maior o folículo, mais espessa ela fica. A teca folicular também se organiza. Assim, os eventos que caracterizam esta fase são:

A) aumento do numero de células foliculares (granulosa)

B) aumento do diâmetro (volume) do ovócito I

C) formação da Zona Pelúcida

D) Formação da Teca Folicular

D) Folículo de De Graaf: Este folículo é bastante grande e se caracteriza pelo aparecimento de um espaço intercelular denominado de ANTRO, que está preenchido por líquido folicular. A camada de células foliculares que circunda o ovócito é a corona radiata. O ovócito se torna secundário momentos antes da ovulação. Ele é também chamado de Folículo Maduro ou Folículo Antral. As tecas interna e externa estão bem desenvolvidas, a primeira apresentando numerosas células e capilares, enquanto que a outra é menos celularizada e mais fibrosa. Nesta fase da meiose ocorre a liberação do 1º. corpúsculo polar. Este folículo é um folículo pronto para a ovulação.

F) Folículos Atrésicos: Estes folículos estão em degeneração e caracterizam-se pela presença de fibroblastos, núcleos picnóticos e um ovócito degenerado.

G) Corpo Lúteo: Após a ovulação do ovócito secundário com a zona pelúcida e a corona radiata, o restante do folículo, ou seja, a granulosa juntamente com a teca interna, se transforma em células luteínicas, formando no conjunto, o Corpo Lúteo.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A ovulação é um processo fisiológico da mulher onde cada um dos hormônios trabalha para que o óvulo esteja maduro e enfim seja liberado para ser fecundado. Porém muito mais do que isso, o processo de ovulação é bem complexo. Tudo começa na hipófise, uma glândula que fica situada na cabeça da mulher. Ela é responsável pela estimulação de praticamente todos os hormônios do processo ovulatório ou não do corpo feminino.


Um folículo do ovário é um pequeno elemento em forma de saco no qual o óvulo é armazenado até a sua maturação e liberação. Desde a puberdade, os folículos ovarianos são formado em grande quantidade nos ovários, mas a sua maturação é bloqueada. A cada ciclo menstrual da mulher, alguns óvulos se desenvolvem e um deles será liberado na parte inicial da trompa: esse folículo é chamado de folículo de De Graaf ou folículo vazio. 


O folículo ovariano aumenta de tamanho no início do ciclo menstrual e depois explode para liberar o óvulo prestes a ser fecundado, em processo que recebe o nome de ovulação. Na sequência, o folículo vazio se transforma em corpo lúteo, que possui papel importante na secreção da progesterona. Na ausência da fecundação do óvulo, este hormônio permite o início da menstruação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais