Buscar

Qual a diferença entre transporte através de membrana do tipo SIMPORTE do tipo ANTIPORTE?

💡 4 Respostas

User badge image

Danielle Cristina

O transporte ativo é aquele que há o gasto de ATP. 


O transporte ativo direto é a bomba de Na+/K+. 
Já o indireto, co-transporte, pode ser: Uniporte quando há apenas uma substância passando. 
O Simporte quando há 2 substâncias no mesmo sentido (a glicose por ex, pega uma carona na energia do transporte do sódio, economizando ATP). 
E o Antiporte, são duas substâncias em direções contrárias. 

4
Dislike0
User badge image

maria helena

Obrigada!!!
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Primeiro precisamos lembrar do que é transporte ativo.


O transporte ativo é realizado por proteínas carreadoras e utiliza energia sob a forma de ATP para realizar o transporte de íons e outras substâncias através da membrana plasmática contra um gradiente de concentração, ou seja, é neste tipo de transporte que um íon localizado em uma região de baixa concentração pode ser transportado para outra com alta concentração deste mesmo íon, mantendo desta maneira uma manutenção na diferença de concentração de cátions e ânions de forma diferenciada no lado intra e extracelular.


O transporte ativo secundário independe diretamente do ATP e o seu movimento está associado à diferença de concentração de íons provocada pelo transporte ativo primário. Há dois tipos de transporte secundário: o contratransporte ou antiporte e o simporte.

No contratransporte dois íons diferentes são transportados em direções opostas através da membrana plasmática, um destes íons é transportado no sentido da concentração, ou seja do mais concentrado para o menos concentrado gerando, dessa maneira, energia para que o outro íon seja transportado contra um gradiente de concentração. Já no simporte, os diferentes íons são transportados através da membrana em uma mesma direção contra um gradiente de concentração.

fonte:https://www.infoescola.com/citologia/transporte-ativo/

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais