Buscar

o transpote em quantidade de moléculas m aiores para dentro da celula chama-se

💡 2 Respostas

User badge image

vitoria mellry

ENDOCITOSE

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Esse transporte é chamado de endocitose. A endocitose é um tipo de transporte ativo que move partículas, como grandes moléculas, partes de células e até mesmo células inteiras, para dentro de uma célula. Existem diferentes variações de endocitose, mas todas compartilham uma característica comum: a membrana plasmática da célula invagina, formando uma bolsa ao redor da partícula alvo. O bolso aperta, resultando na contenção da partícula em uma vesícula intracelular recém-formada formada a partir da membrana plasmática.


Em contraste com a fagocitose , que desempenha apenas papéis especializados, a pinocitose é comum entre as células eucarióticas . A forma mais bem caracterizada desse processo é a endocitose mediada por receptor , que fornece um mecanismo para a captação seletiva de macromoléculas específicas. As macromoléculas a serem internalizadas primeiro se ligam a receptores específicos da superfície celular.


Esses receptores são concentrados em regiões especializadas da membrana plasmática , denominadas fossas revestidas de clatrina . Esses sulcos brotam da membrana para formar pequenas vesículas revestidas de clatrina contendo os receptores e suas macromoléculas ligadas (ligandos ). As vesículas revestidas de clatrina se fundem com os endossomos iniciais, nos quais seus conteúdos são classificados para o transporte para os lisossomas ou reciclados para a membrana plasmática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais