Buscar

Requisitos para o vinculo obrigacional ?

💡 2 Respostas

User badge image

Thalita Silva

O Vinculo juridico da relação Obrigacional é o liame (Vontade) existente entre o sujeito ativo e o sujeito passivo. Ele confere ao sujeito ativo o direito de exigir do sujeito passivo o cumprimento da prestação.

O vínculo jurídico divide-se em dois elementos:

a) débito ou vínculo espiritual, que une o devedor ao credor exigindo que aquele cumpra a obrigação; e

b) responsabilidade ou vínculo material, que confere ao credor o direito de exigir judicialmente o cumprimento da obrigação.

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Para que se esteja diante de uma relação obrigacional, é imprescindível a observância de alguns requisitos civis:

Antes de mais nada, é necessário que haja uma relação jurídica entre as partes, de modo que os interessados ativos tenham poder de coerção em em relação ao cumprimento da obrigação. Não se encaixam nesse requisito, por exemplo, as obrigações de cunho religioso, pois nelas há poder de coerção em caso de descumprimento;

Toda relação jurídica deve ser composta por credor e devedor, que podem ser pessoas naturais ou jurídicas. Não há relação obrigacional sem sujeito ativo (credor), que detém interesse no cumprimento da prestação, e sujeito passivo (devedor), que deve efetuar a prestação.

o objeto da obrigação é a prestação titularizada pelo credor, que deve ser cumprida pelo devedor na forma de um comportamento de dar, fazer ou não fazer alguma coisa.

Além disso, as obrigações tem caráter transitório, isto é, não permanente. Toda obrigação pretende a satisfação de uma prestação. Uma vez satisfeita essa prestação, a relação obrigacional se extinguirá.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais