Buscar

Qual a finalidade das Súmulas Vinculantes?

💡 2 Respostas

User badge image

Andressa Dessa

Elas têm o poder de apenas “orientar” o fundamento de decisões de tribunais inferiores e juízes.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Os enunciados das Súmulas Vinculantes são orientações emanadas pelo Supremo Tribunal Federal dotadas de teor obrigatório: obrigam a Administração Pública e todos os demais Juízes e Tribunais a seguirem o conteúdo da Súmula.

"Art. 103-A da CRFB. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei."

A finalidade das Súmulas Vinculantes é incrementar a segurança jurídica e a isonomia processual. É importante que a Administração Pública, os Tribunais e os Juízes, diante de situações fáticas análogas, ajam de maneira semelhante, e que os jurisdicionados tenham a certeza de que são tratados de maneira isonomica pela administração pública. 

Caso haja descumprimento, a decisão violadora da súmula é passível de ser questionada diante do próprio Supremo, por meio de um instrumento chamado de reclamação constitucional, como prevê o parágrafo 3º do artigo 103-A da Constituição Federal.

Desta forma, as Súmulas Vinculantes também são benéficas no que diz respeito a celeridade.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais