Buscar

A súmula 711 é constitucional?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Primeiramente deve ser observada a redação da súmula 711 do Supremo Tribunal Federal que dispõe: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência. 

O crime continuado está conceituado no artigo 71 do Código Penal que menciona: Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços.

O crime permanente é aquele que a consumação se prolonga no tempo, por exemplo, extorsão mediante sequestro, sequestro, furto de energia elétrica.

Com a leitura da súmula enquanto os crimes continuados ou permanentes tiverem em execução será aplicável a lei mais grave, isso tem base constitucional na isonomia material visada pelo artigo 5 da Constituição Federal de 1988. A isonomia material menciona que deve tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades, dessa maneira, é mais reprovável um agente criminoso que continua a praticar um crime mesmo após a publicação de uma lei mais severa. Sendo assim, a súmula 711 do Supremo Tribunal Federal pune mais severamente aqueles que estão nessa condição excepcional. 

 

1
Dislike0
User badge image

Geovane Araujo

A sumula 711 é do stf, inconstitucional por aproveitar-se da ficção jurídica do crime continuado para estender aos crimes anteriores a maior gravidade da lei posterior

0
Dislike0
User badge image

Arnaldo Monte

Boa noite Daniele Fraga, somente agora observei sua pergunta e acredito até que vc já tenha a resposta. Mas vou arriscar a responder. Li, reentemente uma resposta a sua indagação escrita pelo Dr. Cezar Bitencourt e achei muito interessante. Sabemos que a súmula 711 assim preceitua: “A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência”. Então, é interessante observar primeiro a diferença entre CRIME PERMANENTE e CRIME CONTINUADO. Numa explicação simples o Crime Permanente é aquele que se perpetua no tempo. Por exemplo o crime de sequestro e cárcere privado Art. 148 do CP. Nesse caso ocorrendo a mudança da lei penal desfavorável ao infrator (aumento de pena) na execução do crime, é bem vinda, aceita e sem questionamento a aplicação da súmula 711 do STF. No entanto qanto ao Crime Continuado, que é uma "representação fictícia da ciência jurídica" para aplicação da pena, já complica a coisa. Pois o Crime Continuado nada mais é do que, segundo o Artigo 71 do CP "Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços". Dessa forma adotou a teoria puramente objetiva. Aplicando-se a Súmula 711 nesse último caso estaria ferindo o Princípio da irretroatividade da lei penal e o que consta no Inciso XL da CF que afirma que a lei penal somente retroagirá para beneficiar o réu. Finalizando então, que se for aplicada a Súmula 711 no caso do Crime continuado haveria a retroatividade da lei penal e aumentaria a pena do infrator de um crime ocorrido antes da publicação da lei atual.

Um abraço, espero ter contribuído.

Arnaldo Monte, professor e Delegado de Polícia do estado da Bahia. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais