Buscar

Desenvolvimento Político e Econômico

A liderança na formação do Estado Nacional é constituída da ascensão de dois elementos que acabam compondo o Estado, o funcionário público e o governante. Enquanto o primeiro é condição técnica para uma função específica, o segundo, é uma escolha das forças sociais, ascendo ao poder com base na sua condição de manipular as forças que o sustentam.

Weber, em ?A Política como Vocação?, fala sobre as forças de liderança e a maneira como o homem público ascende ao poder no Estado. Nas afirmativas abaixo, julgue as afirmativas que são apresentadas por Weber em relação ao político, as formas de liderança e sua ascensão ao poder.

 

1. O homem público se forma pela vocação, condição que constrói como líder de determinado segmento, grupo social. Em crescente aglomeração de apoiadores, de liderados, constitui suas bases de poder.

2. A política como profissão também é uma realidade. Ela se constitui na vida pública pela complexidade que a representação. Também, a remuneração do homem público, ao ascender ao cargo de representação acaba por lhe aferir ganhos, fator que o estimula a ser político e fazer política.

3. A liderança se constitui de uma condição de legitimidade. Nela há o reconhecimento legal do líder. Sua função descrita pelo estatuto, pela norma, pela legalidade da função. Pela sua condição racional na organização, representação e comando da vida social.

4. O Carisma e a tradição também são expressões da liderança. Enquanto a tradição se estabelece pelos hábitos adquiridos ao longo do tempo, valores preservados e grupo tradicional de comando ao poder; o carisma é uma condição rara, expressa na liderança emotiva, na idolatria ao líder.

 

Alternativas
Alternativa 1:
Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
 
Alternativa 2:
Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.
 
Alternativa 3:
Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
 
Alternativa 4:
Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
 
Alternativa 5:
Todas as alternativas estão corretas.

 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais