Buscar

como as enzimas fazem a catalização

💡 3 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

https://www.passeidireto.com/arquivo/42435268/principios-de-bioquimica-de-lehninger--aminoacidos-e-proteinas

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Bioquímica. Para tanto, devemos saber o conceito de enzima, substrato e sítio ativo.

Neste contexto, define-se enzima como uma biomolécula que catalisa uma reação química específica, isto é, provocando o aumento da velocidade da reação através do fornecimento de uma via de reação com menor energia de ativação. No geral, enzimas são proteínas, porém existem ácidos ribonucleicos (RNA) que funcionam como enzimas.

No processo de catalização de uma reação, a enzima precisa se ligar a uma ou mais moléculas de reagentes. Tais moléculas são chamadas de substrato. Vale ressaltar que o substrato pode ser fragmentado em vários produtos ou eles podem se unir para formar uma molécula maior.

Por fim, à parte da enzima conectada ao substrato onde ocorre a transformação dá-se o nome de sítio ativo (ou sítio catalítico).

Portanto, as enzimas são moléculas que atual como catalisadores biológicos, isto é, acelerando as reações do organismo. Para tanto, a enzima reage com o substrato criando um composto que se decompõe com facilidade e, em consequência, dá origem aos produtos. O esquema a seguir exemplifica tudo o que foi dito.

Esquema de funcionamento das enzimas baseado no modelo chave-fechadura

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/catalise-enzimatica.htm. Acesso em 01 de junho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais