Buscar

A expressão "Foro intimo" o que significa?

A expressão "Foro intimo" o que significa?

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A cidade de Roma teve uma fase de desenvolvimento em que as praças localizadas fora da zona mais antiga foram integradas na zona urbana. Cada uma dessas praças tinha o nome latino de forum [fórum].  Nessas praças, realizavam-se os mercados e tinham lugar os julgamentos públicos. Os habitantes da cidade acorriam a essas praças para apreciarem as argumentações dos oradores intervenientes.

A palavra latina forum deu lugar à palavra foro, que se usa em relação à justiça e aos tribunais. Também se usa a forma divergente fórum, que evoluiu por via erudita

Na seq{#u|ü}ência da utilização da palavra foro, surgiu a expressão foro íntimo, que significa «julgamento da consciência acerca de coisas morais» e «a própria consciência» (cf. Dicionário Houaiss).

Existe, é bem verdade, no léxico a expressão “foro (ô) íntimo”, que significa “O juízo da própria consciência; julgamento íntimo.” (AURÉLIO)  Em linguagem filosófica é conceito que se tomou emprestado do francês for intérieur: “Esta expressão origina-se da antiga frase francesa, ainda usada, e significa o tribunal da consciência.” (ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 3. ed., rev. e ampl., 2. tir. São Paulo: Martins Fontes,  1999, p. 471)

No entanto, se vige no idioma, não lhe dá abrigo o Direito. Este foro, tanto faz seja íntimo, não escapa do que se disse daquel’outros. Todavia, aqui convém cautela. A filosófica expressão pode seduzir o escriba desatento, levando-o a crê-la sinônima da utilizada na redação do código. Não há tal. A locução adverbial “por foro íntimo”, posto que construção sintática de igual naipe, não se emprega no lugar de “por motivo íntimo”. Realizam-se ambas em contextos distintos: uma não substitui a outra. Também aqui foro não pertence à mesma área semântica de causa, motivo, móvel, razão e quejandos.

Por último, o plural. O vocábulo erudito flexiona-se em número de acordo com o mecanismo gramatical da língua em fóruns. As formas populares têm um único plural: foros (ó), que se emprega também como substantivo plural na acepção de imunidadesprivilégios, direitos.

Impropriedades na linguagem repugnam ao Direito. Por motivo íntimo, pode o juiz dar-se de suspeito ou declarar-se suspeito. Só há essa possibilidade. Todo o resto é o resto.

 

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Olá Vanessa!

A expressão "Foro Intimo" significa "motivos de ordem pessoal" - é um direito de intimidade" (sobre algo que não se quer declarar em público. Geralmente, esta expressão é utilizada pelo magistrado da causa - juízo de 1º grau ou dos tribunais superiores (2º ou 3º grau) nos casos em que o magistrado declara a sua suspeição de parcialidade (veja o artigo 135 do CPC).

Como todos os atos do Poder Judiciáio devem ser fundamentados artigo (93, IX da CF), não é diferente para o juiz que declara a suspeição fundada no artigo 135 CPC, salvo no caso em que ele funda sua decisão no parágrafo único do artigo 135 CPC (suspeição por foro intimo), quando então, o magistrado fica desobrigado em declinar (declarar) o motivo de seu afastamento, não cabendo qualquer medida processual para obrigar o magistrado a revelá-las (artigo 135, parágrafo único, do CPC).

Entretanto, como verificou-se um grande volume de afastamento por suspeição fundada no foro ínitimo, o Conselho Nacional da Magistratura baixou uma Resolução (nº 82/2009), que tem dado o que falar e já resultou em ações no STF, pois muitos entendem que ofende direitos fundamentais, como o da isonomia (tratamento igual para todos), violação de privacidade, etc. 

Nessa resolução, o CNJ determinou que o juiz ao declarar a suspeição por foro intimo, declara em ofício reservado, as razões desse ato à Corregedoria local ou a órgão diverso designado pelo seu Tribunal. Já o magistrado de segundo grau nesta situação deverá enviar ofício à Corregedoria Nacional de Justiça. Por fim, determinou-se que o órgão destinatário destas informações deve manter as razões em pasta própria de forma que o sigilo seja preservado.

Sucesso.

Ramalho Rozo - Advogado