Buscar

Na forma zwitterions os aminoácidos possuem carga elétrica líquida?

💡 1 Resposta

User badge image

Gustavo Alves

https://www.passeidireto.com/arquivo/2323047/1_estrutura_funcao_aminoacidos

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um zwiterion é uma molécula com grupos funcionais, dos quais pelo menos um tem um positivo e um tem uma carga elétrica negativa. A carga líquida da molécula inteira é zero. Os aminoácidos são os exemplos mais conhecidos de zwitterions. Eles contêm um grupo amina (básico) e um grupo carboxílico (ácido). O grupo -NH 2 é a base mais forte, e então pega H + do grupo -COOH para deixar um zwitterion.

Quando um aminoido se dissolve em água, o zwitterião interage com H 2 O moléculas - actuando tanto como um ácido e uma base. Mas, ao contrário dos compostos anfóteros simples que podem formar apenas uma espécie catiônica ou aniônica, um zwitterion simultaneamente possui ambos os estados iônicos.

Se diminuirmos o pH de uma solução adicionando um ácido forte como o HCl, haverá abundância de H + na solução. Estes íons H + livres irão protonar quaisquer íons acetato livres em soluções, favorecendo assim o produto dessa reação de equilíbrio. De acordo com o princípio de Le Chatelier, se o produto for adicionado, o sistema se deslocará para a esquerda para restabelecer o equilíbrio. A reação agora favorece a forma de ácido acético protonado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais