Buscar

O que é posse nova e posse velha?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Posse nova é quando a pessoa está na posse de um bem por menos de ano e dia. Posse velha é quando a pessoa está na posse do bem por mais de um ano e dia.
2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A diferença entre posse nova e posse velha se dá pelo cumprimento ou não do prazo estipulado para reivindicar o direito de posse, ocasionando resultados que diferenciarão os procedimentos a serem realizados.

A posse nova engloba os casos nos quais o ajuizamento da ação ocorre dentro do prazo de ano e dia desde a turbação ou do esbulho. Para estas situações, portanto, serão aplicadas as disposições do Código de Processo Civil em seus Art. 560 a 566. Na posse velha, este prazo de ano e dia já se encerrou, e, assim, não são mais cabíveis as situações do procedimento especial que dão maior celeridade às reivindicações acerca do direito de posse. No entanto, as ações para a posse velha não perderão o caráter possessório.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais