Buscar

alguém com exercicios de lípidios e carboidratos para Biquimica básica?

💡 1 Resposta

User badge image

stephanie

Proteínas são compostos por aminoácidos, que são divididos em dois grupos, aminoácidos essenciais e não essenciais, onde os essenciais são aqueles que o meu corpo não produz e os não essenciais são aqueles que o meu corpo produz.

Aminoácidos se ligam através de ligações peptídicas para formar as proteínas.

As proteínas são biomoléculas formadas por aminoácidos, classifico as proteínas em dois grandes grupos: proteínas globulares que formam os glóbulos e as proteínas fibrosas que formam as fibras.

Dentro das proteínas elas podem ter quatro estruturas: primaria, secundária, terciária e quaternária.

Dentro das proteínas existem uma região que eu chamo de sitio ativo especificamente para um grupo de proteínas que são as enzimas.

 

Como é que eu identifico uma enzima? Pela terminação ASE, tudo que termina em ASE é uma enzima e toda enzima é uma proteína.

 

Qual é a função da enzima? Catalisar, acelerar todos os processos bioquímicos, elas fazem com que os processos aconteçam mais rápido, então a enzima é fundamental para a nossa vida.

As enzimas catalisam os processos bioquímicos através da transformação do substrato em um produto, isso acontece no sítio ativo ou sítio de ligação da proteína. Esse sítio de ligação pode ser inibido que chamamos de antagonismo ou pode ser estimulado que chamamos de agonismo.

 

As minhas proteínas podem ser desnaturadas, o que pode levar a desnaturação protéica é alterações do pH, alterações na temperatura, agitação mecânica, aumento da concentração do soluto, ação de detergentes.

Isso explica porque a insulina que é uma proteína tem que ser guardada na geladeira.

Explica também porque a febre causa delírio em certo modo, porque o sistema nervoso central temos uma estrutura chamada bainha de mielina que é uma estrutura protéica, sua desnaturação leva a delírio, convulsão e etc.

 

Carboidratos são açucares, classifico em três formas:

Monossacarídeos: açúcares simples; Ex: glicose, frutose; galactose, ribose.

Dissacarídeos: compostos por dois monossacarídeos. Ex: sacarose (glicose +frutose), lactose (glicose + galactose)

Polissacarídeos: compostos por vários monossacarídeos. Ex: glicogênio (reserva de energia animal) e amido (reserva de anemia vegetal).

 

Os monossacarídeos se ligam para forma os dissacarídeos ou os polissacarídeos por ligações glicosídicas.

 

Tudo que termina em OSE é açúcar.

 

Respiração celular: bombo oxigênio para dentro dos meus pulmões promovo troca gasosa tenho reserva de energia, que é glicose, que junto ao oxigênio forma adenosina trisfosfato (ATP).

Onde estiver escrito ATP = energia.

Respiração celular acontece pegando a molécula de glicose com 6 carbonos e transformando ela em energia. Portanto respiração celular é a transformação energética da molécula de glicose.

 

A respiração celular acontece em três etapas: glicólise (quebra da molécula de glicose), ciclo de Krebs e Cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa.

 

Glicólise acontece dentro do citoplasma, onde a molécula de glicose tem característica hidrofílica, ou seja, ela é polar, para que ocorra o processo, a glicose precisa sair do meio extracelular para o meio intracelular, a proteína de membrana chamada GLUTS que irá transportar a glicose do meio extracelular para o intracelular, para a glicose penetrar na célula é preciso que o GLUTS se abra, quem vai abrir os GLUTS  é o hormônio proteico que é a insulina (secretado pelo pâncreas), que irá abrir os GLUTS para que a glicose possa entrar na célula.

Quando a glicose entra na célula eu começo o processo de quebra da molécula.

Etapas lentas: são etapas chave da minha via metabólica, se eu parar ela, eu dificulto a minha via metabólica. As etapas lentas da glicose são as enzimas que catalisam: exoquinase, fotoquinase e piruvato quinase.

Etapa limitante: aquela que para tudo.

Então a primeira etapa do processo de respiração celular é a glicólise onde eu transformo a glicose em piruvato no citoplasma da celula, onde não há perca de carbono, então não a liberação de CO2, esse processo ocorre a produção 2 NadH+ (cada NadH+ é igual a 2,5 ATP), produzo 4 ATPS e gasto 2 ATPS, totalizando o total de 7 ATPS.

 

O piruvato vira 2 acetilcoa, onde eu perco 2 carbonos e produzi 2 NadH, isso acontece dentro da mitocôndria (mitocôndria é uma organela celular responsável pela respiração), totalizando 5 ATPS.

 

O acetilcoa é importante, porque ele pode virar várias moléculas, como o colesterol, triacilglicerol e pode ir para o ciclo de Krebs que é a segunda etapa do processo de respiração.

Colesterol é uma biomolécula lipídica, a grossíssimo modo são gorduras.

 

Ciclo de Krebs sequência de reações químicas que acontecem na mitocôndria, que no final produzem 3 NadH (ale 2,5 ATPS), 1 FatH2 (vale 1,5 ATP), 1 GTP (ale 1 ATP) e 2 co2, isso para cada acetilcoa, totalizando 20 ATPS.

No final do processo de respiração celular, tenho que ter 32 ATPS e 6 CO2.

 

A terceira etapa é a transformação de NadH, FatH2, em ATP propriamente dito. Que é a cadeia transportadora de elétrons, acontece na membrana interna da mitocôndria, especificamente nas cristas mitocôndrias, onde tem os complexos 1, 2, 3, 4 e F1, F0 ou F5, que irá transformar em ATP. É a etapa que o oxigênio recebe os elétrons.

F1, F0 e F5: fosforilação oxidativa: é quando o H+ é bombeado para dentro da mitocôndria.

Função da respiração celular é produzir ATP.

Se não tem oxigênio não tem respiração celular.

Quando em jejum o Glucagon vai no glicogênio e libera glicose

A energia da glicose está entre a ligação de hidrogênio e carbono, quando quebro essa molécula eu libero energia.

Diabetes do tipo I: não produz insulina.

Diabetes do tipo II: produz insulina, mais o organismo é resistente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais