Buscar

Economia

Sabe-se que a economia pode ser dividida em dois ramos: Economia positiva e economia normativa. A economia positiva, é analisada levando-se em conta pressupostos que são verificáveis. A economia normativa tem sua analise, baseada em julgamento de valores. Então pergunta-se: Qual a sentença abaixo pode ser classificada como uma pressuposição positiva.
 
  As politicas do partido XYZ são mais injustas para os trabalhadores rurais.
  Se Astrovildo tivesse sido eleito, os contribuintes de Urupeia teriam sido tratados de forma mais justa do que são atualmente tratados no governo de Bertoldo.
  As políticas do partido XYZ estão mais justas para com os pobres do que as políticas do partido WTA.
  Tem havido um aumento constante da desigualdade salarial em Utopia de 2005 a 2010.
  O salário mínimo proposto para R$ 545,75 é um valor injusto para qualquer trabalhador.

 

💡 7 Respostas

User badge image

Gabriela S.N

podemos destacar a Economia Normativa, que consiste em: de forma simplificada, nas ideias colocadas (como sendo a melhor opção) pelos especialistas em economia, os economistas. Por outro lado, a Economia Positiva consiste em: de forma simplificada, busca explicar os fatos da realidade.

Vamos analisar a sentença abaixo:

"Tem havido um aumento constante da desigualdade salarial em Utopia de 2005 a 2010" (isto é um um fato real). Aqui, o economista mostra que a igualdade salarial é o melhor caminho para o aumento do consumo do país.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Analisando-se cada uma das sentenças acima com base na noção exposta de economia positiva e normativa, nota-se que a primeira sentença está fazendo um juízo de valor acerca das políticas do partido ao afirmar que são injustas para os trabalhadores rurais. O mesmo ocorre na sentença seguinte pois há uma suposição sobre o comportamento de Astrovildo caso este tivesse sido eleito, não sendo assim verificável na prática. Ademais, as políticas dos partidos XYZ e WTA e o próprio valor do salário mínimo são julgadas mais justas com base na noção subjetiva de cada um, não necessariamente isso se verificará na realidade. Portanto, a única sentença que pode ser classificada como uma proposição positiva é a que afirma que houve aumento da desigualdade salarial entre os anos de 2005 e 2010, visto que apresenta uma suposição com pressupostos passíveis de serem verificável na prática e livre de julgamentos de valor, ou seja, as informações sobre a desigualdade salarial são um fato e tem uma noção objetiva da realidade.
0
Dislike0
User badge image

Jackson Santos

Correta D, Tem havido um aumento constante da desigualdade salarial em Utopia de 2005 a 2010.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais