Buscar

equilibrio ácido - basico ,alguém pode me ajudar nesse asunto?

💡 1 Resposta

User badge image

Ludmylla Guimarães

Equilíbrio Ácido-Básico refere-se aos mecanismos fisiológicos que mantêm a concentração de H+ dos líquidos corpóreos numa faixa compatível com a vida. O corpo normalmente mantém o pH dos líquidos dentro de uma faixa estreita (7,35 a 7,45). O único ácido volátil de importância fisiológica é o H2CO3 (ácido carbônico), que se encontra em equilíbrio com o CO2 dissolvido (leia o texto “Mecanismos Fisiológico do Ciclo Respiratório” para mais informações).

CO2 + H2O ↔ H2CO↔ HCO3 + H+

Um sistema tampão sanguíneo importante é a solução do H2CO3 e sua base conjugada, o íon bicarbonato (HCO3):

HCl + H2CO3/Na+ HCO3 →  H2CO3 + NaCl

Onde: HCl = ácido forte
H2CO3/Na+ HCO3 = solução tampão
H2CO3 = ácido fraco
NaCl = sal neutro

A forte acidez do HCl é convertida numa acidez relativamente fraca do H2CO3, impedindo um grande aumento do pH.

DISTÚRBIOS ÁCIDO-BÁSICOS

Nos indivíduos saudáveis, os sistemas tampão do organismo, os pulmões e os rins trabalham em conjunto para manter a homeostasia.

Equilíbrio Normal:

Um aumento da [HCO3] ou uma diminuição da PaCO2 (hiperventilação) acarreta um aumento do pH, levando à ALCALEMIA (pH > 7,45).

Uma [HCO3] diminuída ou uma PaCO2 aumentada (hipoventilação) diminui o pH e leva à ACIDEMIA (pH < 7,35).

Faixas Normais:

pH = 7,35 a 7,45
PaCO2 = 35 a 45 mmHg
[HCO3] = 22 a 26 mEq/l
PaO2 ideal = 109 – (0,43 x idade)
BE = excesso de HCO3 = -2 a +4

DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS PRIMÁRIOS:

A ventilação alveolar controla a PCO2 do sangue arterial. Por essa razão, níveis anormais de pH arterial causados por alterações de PaCO2 caracterizam esses distúrbios.

Uma PaCO2 elevada (hipoventilação), aumenta o CO2 dissolvido, reduzindo o pH:

↓ pH  ≈   → HCO3
↑PaCO2

ACIDOSE RESPIRATÓRIA

Uma PaCO2 baixa (hiperventilação) diminui o CO2 dissolvido, elevando o pH:

↑ pH  ≈   → HCO3
↓ PaCO2

ALCALOSE RESPIRATÓRIA

DISTÚRBIOS METABÓLICOS PRIMÁRIOS:

Processos não-respiratórios alteram o pH arterial através da alteração de [HCO3]. Esses tipos de distúrbios envolvem um ganho ou uma perda de ácidos fixos ou de HCO3.

Um acúmulo de ácidos fixos no organismo é tamponado pelo bicarbonato, diminuindo  a [HCO3] plasmática e diminuindo o pH:

↓ pH  ≈   ↓ HCO3
→ PaCO2

ACIDOSE METABÓLICA

Em contraste, a ingestão de bases em excesso aumenta a [HCO3], aumentando o pH:

↑pH  ≈   ↑HCO3
→ PaCO2

ALCALOSE METABÓLICA

Compensação:

Na HIPOVENTILAÇÃO (acidose respiratória), os rins restauram o pH ao seu nível normal através da reabsorção de HCO3 para dentro do sangue. A resposta conpensatória renal à HIPERVENTILAÇÃO (alcalose respiratória) é a eliminação urinária de HCO3 (diurese bicarbonatada).

De forma similar, se um processo não-respiratório diminui ou eleva a [HCO3], os pulmões compensam através da hiperventilação (eliminando CO2, em caso de acidose metabólica) ou da hipoventilação (retendo CO2 em caso de alcalose metabólica), restaurando o pH a um nível próximo do normal.

Normalmente, os pulmões compensam rapidamente os defeitos ácido-básicos metabólicos porque a ventilação pode alterar a PaCO2 em segundos. Os rins requerem mais tempo para reter ou excretar quantidades significativas de HCO3 e, por essa razão, compensam os defeitos respiratórios num ritmo muito mais lento.

 

ESPERO TER AJUDADO! Tenho mais conteúdos sobre esse assunto, acessa meu perfil. :)

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Temos que os parâmetros importantes para análise do estado de equilíbrio ácido-base são o pH, a tensão parcial de dióxido de carbono no sangue (PCO2) e o teor de bicarbonato (HCO3).


O pH define se há acidose ou alcalose, se seu valor estiver abaixo ou acima da faixa de normalidade do sangue. Como o pH normal do sangue arterial é de 7,4 o indivíduo apresenta acidose se o pH cai abaixo desse valor, e alcalose se o pH estiver acima de 7,4.


Portanto, o limite inferior do pH em que uma pessoa pode viver mais que algumas horas é de 6,8 e o limite superior é de 8,0. A tensão parcial de CO2 no sangue (Pco2) define a existência e o grau de distúrbio respiratório, tendo relação com o dióxido de carbono. A faixa normal para a Pco2 é de 35 a 45 mmHg.

 

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/equilibrio-acido-basico/22018

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais