Buscar

acerca da Proclamação da República, teria ela alguma conexão com o situação ocorrida em 1891?

💡 3 Respostas

User badge image

Vini Costa.

Depende da "situação ocorrida". Em 1891 foi publicada a primeira constituição republicana do Brasil, logo após a proclamação da República, em 1889, que decorreu de um golpe de Estado e colocou Marechal Deodoro da Fonseca no poder. 
Tal Constituição foi baseada no positivismo francês, que pressupunha que os direitos essenciais deveriam estar epressos em uma carta maior. Esta aboliu o voto censitário, declarou a laicidade do estado e instituiu a independência dos três poderes.

Se essa foi era a situação da pergunta, com certeza houve conexão.

Espero ter ajudado,

att.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre a História do Direito Brasileiro.
Em 1891 uma Constituição brasileira foi criada após o fim do Império brasileiro em 1889 e com o fim da escravidão, esta visava a pluralidade da nação, foi inspirada na Constituição estadunidense e também na filosofia de Augusto Comte.
Essa constituição foi marcada pelo fim do poder moderador, a adoção do presidencialismo e a independência dos três poderes. Além disso, acabou também com a censitariedade (restrição por condições financeiras) da Constituição de 1824, porém o voto ainda era restrito para homens alfabetizados e com mais de 21 anos.
Como dito anteriormente, essa constituição surgiu após a Independência Brasileira, que ocorreu em 1889, portanto há uma conexão entre a Proclamação da República e os atos políticos de 1891.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais