Buscar

De que maneira o Ocidente, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, de feudal para uma capitalista, passou a valorizar a prática do lucro?

💡 3 Respostas

User badge image

Marjore Meira Chaves

 

A chamada transição do feudalismo para o capitalismo (ou do sistema econômico feudal para o sistema econômico capitalista) começou no período da Baixa Idade Média, especificamente a partir do século XIV. Entretanto, a expressão “transição” supõe um processo de continuidade progressiva, como se não houvesse, nesse período, processos complexos de avanço e retrocesso econômico tanto no campo quanto na cidade medieval.

Esse tema da “passagem” ou “transição” da economia feudal para a capitalista foi (e ainda é) objeto de discussão entre várias correntes historiográficas. Dentro do campo marxista, autores como – além do próprio Marx – Maurice Dobb, Paul Sweezy e Ellen M. Wood estão entre os que mais debateram essa questão. Além dessa corrente, outros autores como Henri Pirenne, Max Weber, Ludwing Von Mises, Vilfredo Pareto, entre outros, também deixaram importantes contribuições a esse debate.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A idade média Começou com a queda do Império Romano do Ocidente e fundiu-se no Renascimento e na Era dos Descobrimentos. A Idade Média é o período intermediário das três divisões tradicionais da história ocidental: a antiguidade clássica , o período medieval e o período moderno . O período medieval é subdividido nas primeiras , altas e tardias idades médias .

A principal mudança de pensamento que mudou completamente a a visão sobre o lucro, se origina fenômenos: a Revolução do comércio, que permitiu o contato com novas culturas e produtos, estimulando as trocas econômicas, a Reforma Protestante, que passou a enxergar o lucro com menos negatividade.

Por fim, mas tarde, com a Revolução Industrial , que colocou o lucro no centro das produções humanas, quebrando os dogmas da criminalização do mesmo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais