Buscar

fale sobre os períodos do direito egípcio, apresentando suas características gerais.

💡 3 Respostas

User badge image

Débora Thaís

Algumas características do direito egípcio surpreendem por parecerem tão evoluídas e individualistas com o direito romano clássico, que viria dois mil anos mais tarde. A ideia de propriedade privada era bem desenvolvida e os contratos faziam parte da interação dos cidadãos, inclusive de quem fazia parte da complexa escravatura egípcia, servindo para atestar atos de venda, doação, fundação etc. A princípio estes documentos eram assinados pelas duas partes e com o tempo passou para a intermediação de um escriba, que além de redigir o contrato o assinava para certificá-lo. Todos os bens, imóveis e móveis eram alienáveis e entravam na dinâmica da grande mobilidade de bens da época.

O Egito Antigo também tinha seus tribunais. A partir do Império Novo (período entre 1550 a. C e 1070 a. C), os egípcios contavam com o Kenbet, um conselho de anciãos responsável por decidir pequenas causas. Para crimes mais graves, envolvendo assassinato e roubos de túmulos, os acusados eram direcionados ao Kenbet att, outro conselho presidido pelo faraó e pelo vizir. Acusadores e acusados representavam a si próprios, tendo que argumentar sob um juramento de que fosse dita a verdade. Para acusações recorrentes ou muito sérias, os escribas da corte documentavam a denúncia e o veredicto do caso era guardado para referência futura (jurisprudência). Os culpados de crimes menores eram punidos com multas, espancamentos, mutilações faciais ou exílios, enquanto os responsáveis por crimes maiores eram decapitados, afogados ou empalados em uma estaca.

Não é possível precisar exatamente quando essas medidas entraram em vigor, mas podemos fazer uma associação orgânica baseada nos três períodos históricos do Antigo Egito. Antigo Império, quando donos de grandes propriedades e faraós entraram em conflito por influência política; Médio Período, quando os faraós venceram esta disputa; e o Novo Império, marcado por muitas conquistas territoriais e posteriormente por perdas, enfraquecendo o poder do Estado e causando a tomada do Egito pelos assírios, persas, gregos e romanos (de 670 a. C a 30 a. C).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Direito Egípcio.
A história do direito egípcio é divido em três grandes períodos: Antigo Império, Médio Império e Novo Império.
No Antigo Império, o poder era centralizado no faraó, o qual governava todos os funcionários, e os proprietários de terra eram bem limitados de poder. O direito egípcio era promulgado pelo rei e escrito, sendo criado posteriormente um Conselho de Legislação, deixando os egípcios com uma maior autonomia e leis mais liberais. Ademais, todos os integrantes de uma família eram considerados iguais perante a lei, com total liberdade de testamento e sem um sistema penal muito rígido.
No Médio Império, ocorreu transição para o regime senhorial, onde o feudalismo foi instaurado e houve o surgimento de uma oligarquia social. O direito público foi alterado, em que agora os cargos seriam passados hereditariamente, o direito de privilégios foi instaurado para os primogênitos e para os homens, e por fim, o contrato se tornou algo quase inexistente.
No Novo Império, o sistema jurídico do Antigo Império ressurgiu no séc. XVI, mas logo foi cancelado no séc.XII antes de Cristo, isso devido à forte influência do clero que tinha sido instalada. Ademais, em algumas cidades ocorreu a extinção da escravidão por dívidas, a maior participação da mulher no âmbito jurídico e a igualdade entre filhas e filhos na sucessão familiar. E por fim, nos sécs. IV e I a.C, foi instaurado um direito privado e de centralização do poder real no Egito.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais