Buscar

crimes hediondos

o que são crimes hediondos?

💡 3 Respostas

User badge image

Anna Carolina Borges

Crimes Hediondos

 

Ao contrário do que costuma se pensar no senso comum, juridicamente, crime hedidondo não é o crime praticado com extrema violência e com requintes de crueldade e sem nenhum senso de compaixão ou misericórdia por parte de seus autores, mas sim um dos crimes expressamente previstos na Lei nº 8.072/90.

Portanto, são crimes que o legislador entendeu merecerem maior reprovação por parte do Estado.

Os crimes hediondos, do ponto de vista da criminologia sociológica, são os crimes que estão no topo da pirâmide de desvaloração axiológica criminal, devendo, portanto, ser entendidos como crimes mais graves, mais revoltantes, que causam maior aversão à coletividade.

Crime hediondo diz respeito ao delito cuja lesividade é acentuadamente expressiva, ou seja, crime de extremo potencial ofensivo, ao qual denominamos crime “de gravidade acentuada”.

Do ponto de vista semântico, o termo hediondo significa ato profundamente repugnante, imundo, horrendo, sórdido, ou seja, um ato indiscutivelmente nojento, segundo os padrões da moral vigente.

O crime hediondo é o crime que causa profunda e consensual repugnância por ofender, de forma acentuadamente grave, valores morais de indiscutível legitimidade, como o sentimento comum de piedade, de fraternidade, de solidariedade e de respeito à dignidade da pessoa humana.

São considerados crimes hediondos:

- homicídio quando praticado em atividade típica de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, parágrafo 2º, incisos I,II, III,IV e V).

- latrocínio

- extorsão qualificada pela morte

- extorsão mediante sequestro e na forma qualificada

- estupro

- epidemia com resultado morte

- falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapeuticos ou medicinais crime de genocídio previsto nos artigos 1º, 2º e 3º da lei 2889/56.

São crimes equiparados a hediondos:

- tráfico ilícito de entorpecentes

- tortura

- terrorismo

Fonte: http://www.idecrim.com.br/index.php/direito/29-lei-de-crimes-hediondos

5
Dislike0
User badge image

Luíz Moura de Macena

Crimes hediondos, de maneira mais simples, são aqueles que por causarem maior repulsa, horror, nojo aos que compõem a sociedade receberam tratamento mais severo do que aqueles outros que estão na parte especial do C.P, e em outras legislações extravagantes.
O rol dos crimes hediondos é justamente este que nossa colega copiou e colou acima, apesar de que está incompleto, pois há mais previsões novas dadas aos crimes hediondos a partir de 2015, acrescentou-se ao art.121 do C.P:  o inciso VI- Feminicídio; e o inciso VII- que trata da prática de homicídio contra as autoridades descritas nos arts. 142 e 144 da C.F/88 e seus conjuges, companheiro, ou parente consaguíneo até o 3° grau.
Faltou ainda no rol elencado por nossa colega: a Lesão corporal de natureza gravíssima e a lesão corporal que resulte em morte, também das autoridades descritas nos arts.142 e 144, integrantes dos sistema prisional e da Força Nacional, no exercício da função ou em decorrência dela; o Estupro de vulnerável; Genocídio; Favorecimento à exploração sexual de criança, adolescente ou de vulnerável.(estes últimos estão no art.1° da lei 8.072/90.

3
Dislike0
User badge image

Tayna Cavalcante

obrigada

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais