Buscar

oque é ribossomo

💡 3 Respostas

User badge image

Richelly Teixeira

Organela não-membranosa, presente em todos os tipos de células, cuja função é a sintese de proteínas

 

1
Dislike0
User badge image

Bibi Bianchii

obg Richelly❤
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os ribossomos, também chamados de Ribossomas, são pequenas estruturas em forma de grânulos que estão presentes nas células procariontes e eucariontes. Eles são fundamentais para o crescimento, a regeneração celular e o controle metabólico.


A função dos ribossomos é auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células. Além dele, participam desse processo as moléculas de DNA e RNA.Os ribossomos reúnem diversos aminoácidos durante a síntese proteica através de uma ligação química chamada de ligação peptídica.


A localização dos ribossomos em uma célula determina o tipo de proteína que ele faz. Se os ribossomos estão flutuando livremente em toda a célula, ele produzirá proteínas que serão utilizadas dentro da própria célula. Quando os ribossomos estão ligados ao retículo endoplasmático, é referido como retículo endoplasmático rugoso ou RE rugoso.As proteínas produzidas no RE rugoso são usadas para uso dentro da célula ou fora da célula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais